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Implementação e avaliação piloto do Programa Aprende a Voar (Learn To Fly) para a promoção da saúde mental e do bem-estar das crianças

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Em Portugal, tal como em outros países, verifica-se uma crescente necessidade de desenvolver e dar continuidade a programas e projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental. Esta necessidade e igualmente evidente no contexto das crianças e jovens, pois considera-se que o investimento na promoção do bem-estar e da saúde mental infantojuvenil permite uma melhoria significativa na qualidade de vida das crianças e jovens e na prevenção de problemas emocionais e comportamentais futuros. O presente trabalho pretende analisar de forma exploratória, os resultados da implementação do programa - “Aprende a Voar” (Learn To Fly) - para a promoção do bem-estar e saúde mental. Foram entrevistadas e acompanhadas, ao longo de doze semanas, 42 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O programa mostrou potenciais melhorias na promoção do bem-estar psicológico e das competências socioemocionais de crianças em idade pré-escolar. Os resultados revelaram progressos na atenção, concentração e cumprimento de regras, alem de tendências positivas na autoestima, relações sociais e abertura a novas experiencias. A analise qualitativa destacou a importância de atividades que promovem a criatividade, a expressão emocional e o trabalho em grupo. Concluímos ser clara a importância da implementação e reforço dos programas de promoção do bem-estar e saúde mental nos diversos contextos da criança.
In Portugal, as in other countries, there is a growing need to develop and continue programs and projects that promote well-being and mental health. This need is equally evident in the context of children and young people, as it is considered that investing in the promotion of well-being and mental health in children and young people allows for a significant improvement in the quality of life of children and young people and the prevention of future emotional and behavioral problems. The aim of this study is to carry out an exploratory analysis of the results of implementing the “Learn To Fly” program to promote well-being and mental health. Forty-two children, aged between 3 and 6 years, were interviewed and monitored over a twelve-week period. The program showed potential improvements in the promotion of psychological wellbeing and socio-emotional skills in pre-school children. The results showed progress in attention, concentration, and compliance with rules, as well as positive trends in selfesteem, social relationships, and openness to new experiences. The qualitative analysis highlighted the importance of activities that promote creativity, emotional expression, and group work. We conclude that the importance of implementing and reinforcing programs to promote well-being and mental health in children's various contexts is clear.

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Crianças Promoção do Bem-Estar e Saúde Mental Programa “Aprende a Voar” Children Well-being and Mental Health Promotion “Learn to Fly” Program

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