Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Implementação e avaliação piloto do Programa Aprende a Voar (Learn To Fly) para a promoção da saúde mental e do bem-estar das criançasPublication . Marques, Sara Cabral; Magalhães, Cátia; Alves, Ana BertaEm Portugal, tal como em outros países, verifica-se uma crescente necessidade de desenvolver e dar continuidade a programas e projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental. Esta necessidade e igualmente evidente no contexto das crianças e jovens, pois considera-se que o investimento na promoção do bem-estar e da saúde mental infantojuvenil permite uma melhoria significativa na qualidade de vida das crianças e jovens e na prevenção de problemas emocionais e comportamentais futuros. O presente trabalho pretende analisar de forma exploratória, os resultados da implementação do programa - “Aprende a Voar” (Learn To Fly) - para a promoção do bem-estar e saúde mental. Foram entrevistadas e acompanhadas, ao longo de doze semanas, 42 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O programa mostrou potenciais melhorias na promoção do bem-estar psicológico e das competências socioemocionais de crianças em idade pré-escolar. Os resultados revelaram progressos na atenção, concentração e cumprimento de regras, alem de tendências positivas na autoestima, relações sociais e abertura a novas experiencias. A analise qualitativa destacou a importância de atividades que promovem a criatividade, a expressão emocional e o trabalho em grupo. Concluímos ser clara a importância da implementação e reforço dos programas de promoção do bem-estar e saúde mental nos diversos contextos da criança.
- O uso dos materiais manipuláveis no ensino das operações com frações no 5.º ano do 2.º CEB.Publication . Felix, Nayara de Souza; Rodrigues, CátiaA análise crítica enquadra-se no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, no qual a prática supervisionada é componente fundamental da formação docente. A prática supervisionada permitiu relacionar a teoria e prática, desenvolver competências pedagógicas e refletir criticamente sobre as intervenções em contextos reais. No estudo qualitativo realizado, investigou-se o uso de materiais manipuláveis na aprendizagem das operações com frações em alunos do 5.º ano do 2.º CEB, por meio de sete tarefas envolvendo materiais manipuláveis. Os resultados demonstraram que o uso desses materiais facilitou a compreensão das operações, a transição entre representações matemáticas e a elaboração de generalizações. Conclui-se que o uso intencional e planeado dos materiais manipuláveis, aliado a outras estratégias didáticas, contribui para uma aprendizagem mais significativa. A prática supervisionada e o estudo reforçam a importância da experiência em contextos reais e dos recursos concretos no ensino da matemática.