Repository logo
 
Publication

Comunicação Organizacional no Setor da Indústria Farmacêutica – comunicação externa aplicada ao Grupo Italfarmaco

dc.contributor.advisorBarros, Teresa Antas
dc.contributor.advisorSousa, Luís
dc.contributor.authorAlmeida, Maria José de Jesus Rodrigues
dc.date.accessioned2020-01-24T10:23:36Z
dc.date.available2020-01-24T10:23:36Z
dc.date.issued2018-01-31
dc.description.abstractA presente investigação trata a Comunicação como parte integrante das organizações, públicas ou privadas, assumindo um papel primordial na construção de notoriedade, deixando de ser apenas tática, e adquirindo um papel tendencialmente estratégico. As novas formas de comunicação organizacional com recurso à Internet, às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com auxílio das Ferramentas Web determinam mudanças em todos os domínios. A Web 2.0 proporciona formatos inovadores para as organizações se relacionarem e informarem os seus públicos. Estas mudanças sucederam de forma rápida, a nível global e é primordial perceber e aproveitar estas novas oportunidades tecnológicas. Consequentemente o atual trabalho tem como foco identificar as políticas de comunicação da Indústria Farmacêutica (IF) portuguesa e perceber se as empresas farmacêuticas privilegiam o espaço digital como veículo de comunicação, identificando as diferentes tipologias de comunicação em espaço médico e avaliando a perceção dos médicos relativamente à eficácia da comunicação online. Realizou-se, deste modo, um estudo de caso no setor da Indústria Farmacêutica utilizando a empresa Italfarmaco Portugal (IP), no distrito de Viseu, para perceber qual o impacto que a comunicação digital tem na Indústria Farmacêutica e como otimiza a sua relação com a classe médica. O estudo de caso envolve entrevistas semi-estruturadas que tiveram como alvo os sete coordenadores que representam as Unidades de Saúde Familiar (USF) na cidade de Viseu. Os resultados deste estudo demonstraram que a Comunicação Digital com recurso às Ferramentas Web são um complemento pertinente ao trabalho do Delegado de Informação Médica e consideradas como uma mais-valia ao exercício da prática clínica médica.pt_PT
dc.description.abstractThis research reflects on the Communication as an integral part of organizations, public or private, taking a key role in building awareness, no longer just tactics, and getting a tend strategic role. New forms of organizational communication using the Internet, Information and Communication Technologies (TICs) with the help of Web Tools determine changes in all domains. Web 2.0 provides innovative formats for organizations to relate to and inform their audiences. These changes have succeeded rapidly on a global level and it is vital to realize and take advantage of these new technological opportunities Consequently, the current work focuses on identifying the communication policies of the Portuguese Pharmaceutical Industry (IF) and whether pharmaceutical companies privilege the digital space as a communication vehicle, identifying the different typologies of communication in medical space and evaluating the physicians' effectiveness of online communication. A case study was conducted in the Fharmaceutical Industry using Italfarmaco Portugal (IP), in the district of Viseu, to understand the impact that digital communication has on the Pharmaceutical Industry and how it optimizes its relationship with the medical profession. The case study involves semi-structured interviews that targeted the seven coordinators representing the Family Health Units (USF) in the city of Viseu. The results of this study demonstrated that the Digital Communication with the use of Web Tools is a complement pertinent to the work of the Delegate of Medical Information and considered as an added value to the practice of medical clinical practice.pt_PT
dc.identifier.tid202381056pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6139
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_PT
dc.subjectIndústria Farmacêuticapt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectComunicação Digitalpt_PT
dc.subjectFerramentas Webpt_PT
dc.subjectOrganizational Communicationpt_PT
dc.subjectPharmaceutical Industrypt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectDigital Communicationpt_PT
dc.subjectWeb Toolspt_PT
dc.titleComunicação Organizacional no Setor da Indústria Farmacêutica – comunicação externa aplicada ao Grupo Italfarmacopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Comunicacao_Organizacional.pdf
Size:
4.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: