Repository logo
 
Publication

Relatório final do mestrado : mestrado de educação visual e tecnológica no ensino básico com enfoque investigativo na instrumentalidade da disciplina de educação visual e tecnológica no desenvolvimento global de crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorRibeiro, Esperança Jales
dc.contributor.advisorFigueiredo, Ana Sofia
dc.contributor.authorPereira, Elsa Marina da Silva
dc.date.accessioned2014-02-12T09:05:47Z
dc.date.available2014-02-12T09:05:47Z
dc.date.issued2013-05
dc.description.abstractA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual constitui um processo que assenta em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao propiciar o direito à educação de todos os alunos, com ou sem deficiência, numa nova perspetiva de conceito e prática da Escola Inclusiva. O presente trabalho visa recolher, analisar, compreender, e objetivar quais as perceções e atitudes dos professores de Educação Visual e Tecnológica e dos professores de Educação Especial face à Instrumentalidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica no desenvolvimento global de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A estratégia de investigação seguiu a observação qualitativa, utilizando o inquérito por questionário com respostas abertas. Envolvemos um número de inquéritos possíveis para o desenvolvimento da investigação, para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à experiência e formação adquiridas no desenvolvimento destas crianças e dificuldades vivenciadas face à inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais Os resultados, advindos do presente trabalho de investigação, levam-nos a concluir que a maioria dos docentes inquiridos revela, que existem domínios e competências provindas da disciplina de Educação Visual e tecnológica que ajudam no desenvolvimento global das Crianças com Necessidades Educativas Especiais que frequentam esta disciplina.por
dc.description.abstractAbstract The inclusion of students with special educational needs in the current school is a process that is based on democratic principles, social justice and equal opportunities to promote the right to education of all students with or without disabilities in a new perspective of the concept and practice of inclusive school. The present work presents as central theme collect, analyse, understand, and objectify what perceções and attitudes of Visual and technological education teachers and Special Education teachers in the face of the Instrumentality of Visual and technological Education in global development with children with special educational needs. The research strategy followed the qualitative observation, using the inquiry with open answers. Involved a number of possible investigations for the development of research, for obtaining objective and credible responses regarding the acquired experience and training in the development of these children and difficulties experienced due to the inclusion of students with. The results from this research work, lead us to conclude that the majority of teachers surveyed reveals that there are domains and competencies from the discipline of Visual and technological Education that help in the overall development of children with special educational Needs who attend this course. We believe that it would be interesting that a similar project in the coming school years, could be implemented in all the different groups of districts, with a view to knowledge of the results obtained by the students with NEE’s. the EVT promotes discipline, a more stimulating and interactive support for management of the teaching/learning process being a discipline of practical nature.por
dc.identifier.tid201216299
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2022
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE’s)por
dc.subjectEducação Visual e Tecnológica (EVT)por
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEscola Inclusivapor
dc.titleRelatório final do mestrado : mestrado de educação visual e tecnológica no ensino básico com enfoque investigativo na instrumentalidade da disciplina de educação visual e tecnológica no desenvolvimento global de crianças com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Elsa Pereira.pdf
Size:
993.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: