Repository logo
 
Publication

Os media digitais, a gastronomia e a marca do destino: o caso da Região Dão Lafões e Alto-Paiva

dc.contributor.authorAugusto, Luísa
dc.contributor.authorBarroco, Cristina
dc.date.accessioned2017-01-27T15:07:46Z
dc.date.available2017-01-27T15:07:46Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA gastronomia é um elemento poderoso na construção da marca das regiões e dos destinos. Os novos meios de comunicação podem reforçar a imagem destes através da disseminação regular de conteúdos e mensagens consistentes e coerentes, dos produtos endógenos, que definem a identidade gastronómica de uma região, desempenhando, assim, um papel crucial na promoção e valorização desses mesmos produtos e da marca do destino. Este estudo exploratório tem como objetivo analisar o papel dos media digitais (websites, facebook e blogues) na disseminação de informação sobre a marca do destino Dão Lafões e Alto Paiva (RDLAP), através da comunicação e divulgação da gastronomia e dos produtos endógenos desta região. São analisados os websites da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e das cinco Câmaras Municipais que integram a RDLAP. Analisaram-se, também, os websites, facebook e blogues das Entidades Produtoras e das Confrarias Gastronómicas desta região. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos. Os resultados obtidos confirmam que nos media digitais dos Produtores e das Câmaras Municipais são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. Este estudo traz um contributo científico, na medida em que aprofunda o conhecimento sobre marcas de regiões e prático, sugerindo pistas orientadoras para os diferentes intervenientes responsáveis pela comunicação da identidade gastronómica do destino.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationAugusto. L. e Barroco C. (2016). Os media digitais, a gastronomia e a marca do destino: o caso da Região Dão Lafões e Alto-Paiva. VII Jornadas de Publicidade e Comunicação “Marcas e Território”, Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, 24 november.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4130
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMeios digitaispt_PT
dc.subjectGastronomiapt_PT
dc.subjectMarca de destinospt_PT
dc.titleOs media digitais, a gastronomia e a marca do destino: o caso da Região Dão Lafões e Alto-Paivapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVII Jornadas de Publicidade e Comunicação “Marcas e Território”, Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, 24 novemberpt_PT
person.familyNameAugusto
person.familyNameBarroco
person.givenNameLuísa
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id8115-8053-06FA
person.identifier.ciencia-idF216-FEC6-B91F
person.identifier.orcid0000-0001-9117-4775
person.identifier.orcid0000-0003-3016-8763
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbbf46095-efc1-488f-af7d-4fc6c4c1633b
relation.isAuthorOfPublication5f57879f-cfcf-4e49-ab89-7bb0d9049d24
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f57879f-cfcf-4e49-ab89-7bb0d9049d24

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Os media digitais, a gastronomia e a marca do destino o caso da Regiao Dao Ladoes e Alto Paiva.pdf
Size:
110.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: