Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
207.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O crescente interesse da investigação educacional pela figura do professor, particularmente evidente desde há cerca de década e meia, fez sobressair uma temática: o desenvolvimento profissional de professores. Apesar de todo o trabalho já realizado, diversos autores (Fullan, 1994; Jaworski, 1998; Liberman, 1994; Nelson, 1996) assinalam a falta de instrumentos conceptuais ao estudo do tema. Fullan (1994) reclama mesmo por uma teoria do desenvolvimento profissional de professores que permita ultrapassar a "superficialidade" de algumas abordagens ao tema. Assumindo-se este trabalho como um estudo do desenvolvimento profissional de professores, no contexto de um projecto de investigação-acção de natureza colaborativa, pareceu importante, desde início, identificar e definir os principais conceitos que poderão contribuir para a compreensão deste termo. Alguns destes conceitos são operacionalizados num estudo mais vasto. do qual se apresenta apenas uma parte neste trabalho.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional investigação colaborativa comunicação matemática
Citation
• Menezes, L.(2003). Desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa focado na comunicação matemática: um estudo de caso. In A. Cosme, H. Pinto, H. Menino, I. Rocha, M. Pires, M. Rodrigues, R. Cadima e R. Costa Orgs. XIV Seminário de investigação em Educação Matemática (pp. ). APM: Lisboa.
Publisher
Associação de Professores de Matemática