Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa focado na comunicação matemática: um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Comunic Santarem03_menezes.pdf207.08 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O crescente interesse da investigação educacional pela figura do professor, particularmente evidente desde há cerca de década e meia, fez sobressair uma temática: o desenvolvimento profissional de professores. Apesar de todo o trabalho já realizado, diversos autores (Fullan, 1994; Jaworski, 1998; Liberman, 1994; Nelson, 1996) assinalam a falta de instrumentos conceptuais ao estudo do tema. Fullan (1994) reclama mesmo por uma teoria do desenvolvimento profissional de professores que permita ultrapassar a "superficialidade" de algumas abordagens ao tema. Assumindo-se este trabalho como um estudo do desenvolvimento profissional de professores, no contexto de um projecto de investigação-acção de natureza colaborativa, pareceu importante, desde início, identificar e definir os principais conceitos que poderão contribuir para a compreensão deste termo. Alguns destes conceitos são operacionalizados num estudo mais vasto. do qual se apresenta apenas uma parte neste trabalho.

Description

Keywords

Desenvolvimento profissional investigação colaborativa comunicação matemática

Citation

• Menezes, L.(2003). Desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa focado na comunicação matemática: um estudo de caso. In A. Cosme, H. Pinto, H. Menino, I. Rocha, M. Pires, M. Rodrigues, R. Cadima e R. Costa Orgs. XIV Seminário de investigação em Educação Matemática (pp. ). APM: Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License