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Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal

dc.contributor.authorPedro, Ana Rita
dc.contributor.authorAmaral, Odete
dc.contributor.authorEscoval, Ana
dc.date.accessioned2016-12-21T13:42:43Z
dc.date.available2016-12-21T13:42:43Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNos últimos anos, diferentes estudos têm demonstrado que um nível inadequado de literacia em saúde pode ter implicac¸ões significativas nos resultados em saúde, na utilizac¸ão dos servic¸os de saúde e, consequentemente, nos gastos em saúde. O conceito de literacia em saúde evoluiu de uma definic¸ão meramente cognitiva para uma definic¸ão que engloba as componentes pessoal e social do indivíduo, assumindo-se como a capacidade de tomar decisões fundamentadas no seu dia-a-dia. O presente estudo transversal analítico teve como objetivo traduzir e validar para a populac¸ão portuguesa o European Health Literacy Survey (HLS-EU). O HLS-EU-PT foi aplicado em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas, através de investigadores de uma rede académica. A recolha de dados foi realizada por entrevista presencial. A amostra final ficou constituída por 1.004 indivíduos com idades ≥ 16 anos. Este estudo disponibilizou o instrumento de avaliac¸ão do nível de literacia para a saúde em Portugal, tão importante na gestão da saúde. O HLS-EU-PT apresenta-se como um instrumento adequado para aferir o nível de literacia em saúde da populac¸ão portuguesa e evidencia propriedades psicométricas comparáveis às versões utilizadas nos outros países. Em Portugal, 61% da populac¸ão inquirida apresenta um nível de literacia geral em saúde problemático ou inadequado, situando-se a média dos 9 países em 49,2%. Relativamente à dimensão cuidados de saúde, apenas 44,2% apresenta um nível suficiente ou excelente de literacia em saúde. No que respeita à prevenc¸ão da doenc¸a, cerca de 45% dos inquiridos revela ter um nível suficiente ou excelente de literacia em saúde, comparativamente com a média dos 9 países, que nesta dimensão apresenta o valor de 54,5%. Na dimensão promoc¸ão da saúde, 60,2% da populac¸ão auscultada apresenta um nível de literacia em saúde problemático ou inadequado, sendo que a média se situa nos 52,1%. Assim, considera-se fundamental e urgente a conceção e implementação de uma estratégia nacional de literacia em saúde.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPedro AR, Amaral O, Escoval A. Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Rev Port Saúde Pública. 2016;34(3):259–275. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.07.002pt_PT
dc.identifier.doi10.1016/j.rpsp.2016.07.002pt_PT
dc.identifier.issn0870-9025
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3548
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherElsevierpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-saude-publica-323/pdf/S0870902516300311/S200/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia em saúdept_PT
dc.subjectEstudos de validaçãopt_PT
dc.subjectQuestionáriospt_PT
dc.titleLiteracia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage275pt_PT
oaire.citation.startPage259pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Saúde Públicapt_PT
oaire.citation.volume34(3)pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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