Publication
Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T15:14:52Z | |
dc.date.available | 2020-03-04T15:14:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | As questões da supervisão pedagógica e da formação docente são abordadas por múltiplos autores (Schön, 2000; Tracy, 2002; SáChaves, 2002; Alarcão & Tavares, 2003; Alarcão & Canha, 2013; entre outros). Estes autores apresentam e discutem diversos modelos de supervisão que vão de abordagens mais diretivas a abordagens mais reflexivas. Deparamo-nos, na literatura, com múltiplos modelos de supervisão que apresentam traços distintivos; assim, como nos é dado verificar que, em Portugal, os modelos de supervisão em uso arrogam práticas supervisivas diferenciadas. Neste sentido, dada a multiplicidade de modelos de supervisão e o reconhecimento de que todos eles patenteiam vantagens e desvantagens, fomos incitados à efetivação de um estudo que nos permita, sobretudo, analisar modelos de supervisão em uso nas instituições de formação inicial de professores (FIP) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); discutir modelos de supervisão em uso; identificar vantagens e desvantagens em modelos de supervisão e aferir a emergência de um novo modelo de supervisão para a FIP do 1.º CEB. Para atingir os objetivos propostos, suportados por uma metodologia qualitativa, utilizámos como instrumentos de recolha de dados, a análise documental e o inquérito por entrevista. A análise documental reportou-se a programas e/ou regulamentos da prática de ensino supervisionada (PES) dos mestrados de formação de professores do 1.º CEB. A entrevista, por seu lado, foi aplicada a professores responsáveis pela FIP do 1.º CEB, de quatro instituições de ensino superior público (IESP), dos subsistemas universitário e politécnico e a especialistas nacionais de supervisão. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que os modelos de supervisão que sustentam a PES são divergentes, deparando-nos com modos diferentes de atuação no que reporta aos processos supervisivos. Confrontamo-nos com opções diferenciadas no âmbito do papel do supervisor, do orientador cooperante e do supervisando. Salientamos que o modelo apresentado nos regulamentos de duas IESP indicia um modelo emergente de supervisão na FIP do 1.º CEB. A análise dos dados alcançados a partir das entrevistas efetuadas aos professores responsáveis pela FIP do 1.º CEB e aos especialistas nacionais de supervisão reforça a emergência do modelo indiciado nos regulamentos de PES, apoiado em equipas multidisciplinares de supervisão. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, J. (2018). Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB (pp. 180-217). In A. Balça, C. Pomar, C. Costa, I. Bezelga, L. Moreira, & O. Magalhães (Coord.). A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. 1.ª ed. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE). ISBN 978-989-8550-73-6 (impresso). | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8550-73-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6209 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE) | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores do 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Modelos de supervisão | pt_PT |
dc.title | Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Évora | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 217 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1.ª edição | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 180 | pt_PT |
oaire.citation.title | A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 |