Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB

dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2020-03-04T15:14:52Z
dc.date.available2020-03-04T15:14:52Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs questões da supervisão pedagógica e da formação docente são abordadas por múltiplos autores (Schön, 2000; Tracy, 2002; SáChaves, 2002; Alarcão & Tavares, 2003; Alarcão & Canha, 2013; entre outros). Estes autores apresentam e discutem diversos modelos de supervisão que vão de abordagens mais diretivas a abordagens mais reflexivas. Deparamo-nos, na literatura, com múltiplos modelos de supervisão que apresentam traços distintivos; assim, como nos é dado verificar que, em Portugal, os modelos de supervisão em uso arrogam práticas supervisivas diferenciadas. Neste sentido, dada a multiplicidade de modelos de supervisão e o reconhecimento de que todos eles patenteiam vantagens e desvantagens, fomos incitados à efetivação de um estudo que nos permita, sobretudo, analisar modelos de supervisão em uso nas instituições de formação inicial de professores (FIP) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); discutir modelos de supervisão em uso; identificar vantagens e desvantagens em modelos de supervisão e aferir a emergência de um novo modelo de supervisão para a FIP do 1.º CEB. Para atingir os objetivos propostos, suportados por uma metodologia qualitativa, utilizámos como instrumentos de recolha de dados, a análise documental e o inquérito por entrevista. A análise documental reportou-se a programas e/ou regulamentos da prática de ensino supervisionada (PES) dos mestrados de formação de professores do 1.º CEB. A entrevista, por seu lado, foi aplicada a professores responsáveis pela FIP do 1.º CEB, de quatro instituições de ensino superior público (IESP), dos subsistemas universitário e politécnico e a especialistas nacionais de supervisão. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que os modelos de supervisão que sustentam a PES são divergentes, deparando-nos com modos diferentes de atuação no que reporta aos processos supervisivos. Confrontamo-nos com opções diferenciadas no âmbito do papel do supervisor, do orientador cooperante e do supervisando. Salientamos que o modelo apresentado nos regulamentos de duas IESP indicia um modelo emergente de supervisão na FIP do 1.º CEB. A análise dos dados alcançados a partir das entrevistas efetuadas aos professores responsáveis pela FIP do 1.º CEB e aos especialistas nacionais de supervisão reforça a emergência do modelo indiciado nos regulamentos de PES, apoiado em equipas multidisciplinares de supervisão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, J. (2018). Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB (pp. 180-217). In A. Balça, C. Pomar, C. Costa, I. Bezelga, L. Moreira, & O. Magalhães (Coord.). A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. 1.ª ed. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE). ISBN 978-989-8550-73-6 (impresso).pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8550-73-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6209
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professores do 1.º CEBpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectModelos de supervisãopt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Évorapt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.issue1.ª ediçãopt_PT
oaire.citation.startPage180pt_PT
oaire.citation.titleA Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora.pt_PT
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_FEPUE_Sup.Pedagógica.pdf
Size:
328.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: