Repository logo
 
Publication

Autoconceito e bem estar dos docentes no exercício da função educativa na escola pública

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Manuela Maria Conceição
dc.contributor.authorSilva, Cácia Maria Gomes da
dc.date.accessioned2016-10-28T10:15:38Z
dc.date.available2019-08-19T00:30:15Z
dc.date.issued2016-08-19
dc.date.submitted2015-12-30
dc.description.abstractEnquadramento - O professor desempenha um papel fundamental na transferência da informação e é um mediador entre o estudante e o objeto de conhecimentos, orientando e organizando o ensino para que a aprendizagem se efectue. Um dos grandes desafios da Educação Municipal está em manter os professores motivados para o desempenho contribuindo assim para o sucesso escolar dos seus alunos. Propomo-nos analisar que variaveis contribuiram para o auto conceito e bem estar dos docentes diante das mudanças e tecnologias inseridas no dia a dia da sala de aula. Método: Optamos pelo método de pesquisa com abordagem quantitativa numa primeira fase. Foi utilizado como técnica de coleta de dados, questionário de Vaz Serra 1986) e, numa 2ª fase o focus groupo com discussão e interpretação dos resultados obtidos em cada dimensão do questionário de autoconceito. A amostra foi constituida por 42 professores, do ensino fundamental publico Brasileiro. Resultados: Os professores eram casados, tinham idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, maioritáriamente de raça negra e 66% trabalham em mais do que uma escola. 80% dos professores apresentam valores de autoconceito abaixo da média. As incongruências, dificuldades e clima organizacional da escola faziam aflorar as discrepâncias emocionais e comportamentais. Mesmo situações descritas como derrotistas ou mesmo limitadoras do raio de ação do sujeito como o trabalho em organismo público, nos sujeitos que se posicionavam nas respostas do inventário com atitudes proativas as dificuldades não representaram um estancamento da ação. Conclusão: O Autoconceito e auto estima do professor são projetados no ambiente como fruto da interação humana atual com os constructos internos do sujeito. É necessário intervir ao nível do autoconceito e autoestima do professor para uma melhor qualidade de ensino e de vivencia escolar mais gratificante. Palavras-Chave: educação; personalidade; autoconceito; autoestima; docente.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Framework - The teacher plays a key role in the transfer of information and is a mediator between the student and the object of knowledge, guiding and organizing teaching so that learning takes place. One of the great challenges of Municipal Education is in keeping motivated teachers for performance thus contributing to the academic success of their students, we will consider the relationship between self conflicts, working conditions and welfare of teachers in the exercise the educational function. Method: We chose the method of research with a quantitative approach initially. Was used as data collection technique, questionnaire Vaz Serra 1986) and, in a 2nd stage the focus groupo with discussion and interpretation of results obtained in each dimension of self questionnaire. The sample was comprised of 42 teachers, elementary school of Brazilian public Results: Teachers were married, were aged between 20 and 40, It mainly blacks and 66% work in more than one school. 80% of teachers have self values below average. Inconsistencies, difficulties and school organizational climate did touch on the emotional and behavioral discrepancies. Even situations described as defeatist or even limiting the subject's scope of action such as work on public body, in subjects who were standing in the inventory answers with proactive attitudes difficulties did not represent a standstill action. Conclusion: Self-concept and self-esteem of the teacher are designed in the environment as a result of the current human interaction with internal constructs of the subject. It is necessary to intervene at the level of the teacher's self-concept and self-esteem for a better quality teaching and more rewarding school experiences Key-words: education; personality; self; self-esteem; teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201248735pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3387
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectSector públicopt_PT
dc.subjectFacultypt_PT
dc.subjectPersonalitypt_PT
dc.subjectPublic sectorpt_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.subjectSelf conceptpt_PT
dc.titleAutoconceito e bem estar dos docentes no exercício da função educativa na escola públicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CaciaMariaGomesSilva DM.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: