Repository logo
 
Publication

A importância do toque em marketing

dc.contributor.authorMorgado-Ferreira, Bruno
dc.contributor.authorCapelli, Sonia
dc.date.accessioned2021-03-09T10:08:55Z
dc.date.available2021-03-09T10:08:55Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2021-03-09T10:00:06Z
dc.description.abstract O toque continua a ser o sentido menos estudado em marketing sensorial. As dificuldades de verbalização das sensações táteis constituem explicitamente a primeira barreira. No entanto, os mecanismos de influência do toque continuam a suscitar a curiosidade de muitos investigadores. Estes estudos recorrem maioritariamente a protocolos experimentais para se testarem os diversos efeitos produzidos pelo toque e identificarem quais os benefícios deste sentido em contextos comerciais. Este artigo faz uma extensa revisão da literatura sobre o tema, com o objetivo de compreender melhor a importância do toque no marketing. Começamos por definir o que é o sentido do toque. De seguida, abordamos dois tipos de contactos táteis. O primeiro foca-se na interação do toque com os produtos e o segundo diz respeito ao toque entre indivíduos. Sem desprezar as limitações e os efeitos menos positivos ou até mesmo constrangedores do toque, este artigo pretende servir de base para investigação futura.  pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, B. M. & Capelli, S. (2017). A importância do toque em marketing. Millenium, 2(ed espec nº2), 121-134.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29352/mill0202e.10
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6668
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10725pt_PT
dc.subjectmarketing sensorialpt_PT
dc.subjecttoquept_PT
dc.subjecttoque interpessoalpt_PT
dc.subjectperceção hápticapt_PT
dc.subjectnecessidade de toquept_PT
dc.titleA importância do toque em marketingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage134pt_PT
oaire.citation.issueEdição especial 2pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10-art-gest.pdf
Size:
804.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: