Publication
Prática de ensino supervisionada e investigação sobre a interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.advisor | Rocha, João | |
dc.contributor.author | Laranjeira, Vanessa Guimarães | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T13:31:40Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T13:31:40Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.date.submitted | 2015-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres de Mestrado e, também, analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à interdisciplinaridade. Para isso, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com a finalidade de refletirmos sobre as nossas práticas e também perceber a forma com a interdisciplinaridade é percecionada e concretizada pelos professores do 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O instrumento, elaborado para o efeito, foi aplicado a professores a lecionarem num agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os professores entendem a interdisciplinaridade na linha do que Pombo et al. (1994) referenciam, designadamente, como um intercâmbio e integração recíprocos entre as várias disciplinas, de que resulta um enriquecimento de todas elas; e também na perspetiva de Japiassu (1976, citado por Aires, 2011, p. 218), como um processo em que há interação e correspondente influência de umas disciplinas sobre as outras. A interdisciplinaridade é considerada como bastante importante ou muito importante, pela maioria dos docentes inquiridos e é tida em conta nas práticas pedagógicas dos professores deste ciclo, estando incluída na maior parte dos Planos de Turma. | por |
dc.identifier.tid | 201063565 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2665 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | Prática de ensino supervisionada e investigação sobre a interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Departamento de Psicologia e Ciências da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |