Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e investigação sobre a interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRocha, João
dc.contributor.authorLaranjeira, Vanessa Guimarães
dc.date.accessioned2015-03-10T13:31:40Z
dc.date.available2015-03-10T13:31:40Z
dc.date.issued2015-02
dc.date.submitted2015-03
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres de Mestrado e, também, analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à interdisciplinaridade. Para isso, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com a finalidade de refletirmos sobre as nossas práticas e também perceber a forma com a interdisciplinaridade é percecionada e concretizada pelos professores do 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O instrumento, elaborado para o efeito, foi aplicado a professores a lecionarem num agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os professores entendem a interdisciplinaridade na linha do que Pombo et al. (1994) referenciam, designadamente, como um intercâmbio e integração recíprocos entre as várias disciplinas, de que resulta um enriquecimento de todas elas; e também na perspetiva de Japiassu (1976, citado por Aires, 2011, p. 218), como um processo em que há interação e correspondente influência de umas disciplinas sobre as outras. A interdisciplinaridade é considerada como bastante importante ou muito importante, pela maioria dos docentes inquiridos e é tida em conta nas práticas pedagógicas dos professores deste ciclo, estando incluída na maior parte dos Planos de Turma.por
dc.identifier.tid201063565
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2665
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapor
dc.subjectProfessorespor
dc.titlePrática de ensino supervisionada e investigação sobre a interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
versão final.pdf
Size:
6.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: