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- Prática de ensino supervisionada e investigação sobre a interdisciplinaridade no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Laranjeira, Vanessa Guimarães; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente relatório final de estágio visa dois objetivos essenciais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres de Mestrado e, também, analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) relativamente à interdisciplinaridade. Para isso, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com a finalidade de refletirmos sobre as nossas práticas e também perceber a forma com a interdisciplinaridade é percecionada e concretizada pelos professores do 1.º CEB. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O instrumento, elaborado para o efeito, foi aplicado a professores a lecionarem num agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os professores entendem a interdisciplinaridade na linha do que Pombo et al. (1994) referenciam, designadamente, como um intercâmbio e integração recíprocos entre as várias disciplinas, de que resulta um enriquecimento de todas elas; e também na perspetiva de Japiassu (1976, citado por Aires, 2011, p. 218), como um processo em que há interação e correspondente influência de umas disciplinas sobre as outras. A interdisciplinaridade é considerada como bastante importante ou muito importante, pela maioria dos docentes inquiridos e é tida em conta nas práticas pedagógicas dos professores deste ciclo, estando incluída na maior parte dos Planos de Turma.
- Combined C4d and CD3 immunostaining predicts IgA nephropathy progressionPublication . Faria, Bernardo; Henriques, Carla; Matos, Ana; Daha, M.; Pestana, M.; Seelen, M.A number of molecules have been shown recently to be involved in the pathogenesis and progression of immunoglobulin (Ig)A nephropathy(IgAN). Among these, we have selected C4d (complement lectin pathway involvement), CD3 (T cell marker, traducing interstitial inflammation),transglutaminase 2 (TGase-2, involved in tissue fibrosis development) and p-extracelluar-regulated kinase (ERK)1/2 (protein kinase intracellular signaling molecule) to perform a panel of immunohistological biomarkers and assess its predictive value for disease progression. Immunohistochemical staining of these biomarkers was performed in paraffin sections from 74 renal biopsy cases with the clinical diagnosis of IgAN. Association between score analysis of these parameters and disease course was assessed through univariate and multivariate analysis, including baseline clinical and histological data. Univariate analysis showed that glomerular C4d,tubulointerstitial TGase2 and CD3 scores were associated with baseline proteinuria and disease progression. Multivariate analysis showed that only baseline estimated glomerular filtration rate (eGFR), C4d and CD3 were associated independently with progressive kidney disease (decline of at least 50% in the eGFR or progression to end-stage renal disease (ESRD) during the follow-up period). Establishing an accurate prediction model for IgAN progression is still a matter of research in clinical nephrology. The complement system, particularly lectin pathway activation, and T cell activation, have been shown previously to be potential modifiers of the disease course. Here we show that the combination of two histological biomarkers (C4d and CD3) can be a powerful predictor of IgAN progression and a potential useful tool for the clinical approach of this disease.
- An integrative model of consumers' intentions to purchase travel onlinePublication . Amaro, Suzanne; Duarte, PauloGrounded in the Theory of Reasoned Action, the Theory of Planned Behaviour, the Technology Acceptance Model and on the Innovation Diffusions Theory, this study proposes and empirically tests an integrated model to explore which factors affect intentions to purchase travel online. Partial Least Squares Structural Equation Modelling was conducted to assess the hypotheses. The empirical results, obtained in a sample of 1732 Internet users, indicate that intentions to purchase travel online are mostly determined by attitude, compatibility and perceived risk. The theoretical contributions of this study and the practical implications are discussed and future research directions are detailed.
- De que forma é abordado o significado do Natal na Educação Pré-EscolarPublication . Ramos, Teresa de Jesus Correia; Castilho, Liliana; Nunes, JoãoCom a elaboração deste Relatório Final de Estágio propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada ao longo do segundo e terceiro semestres do Mestrado e compreender o modo como o significado do Natal é trabalhado na educação pré-escolar assim como perceber se os educadores acham importante este trabalho. Para construir de forma fundamentada uma reflexão critica sobre a Prática Supervisionada, utilizámos material elaborado durante o estágio, como planificações e relatórios críticos, assim como recorremos a legislação, com o intuito de refletirmos sobre o nosso desempenho ao longo da prática pedagógica; também nos debruçámos sobre as perspetivas dos educadores sobre a importância de trabalhar o significado do Natal na educação pré-escolar. Para que tal fosse possível, realizámos um estudo qualitativo, onde utilizámos o inquérito por entrevista para a recolha de dados. O guião de entrevista semiestruturada, por nós elaborado foi aplicado a educadores de jardins-de-infância do concelho de Viseu. Com os dados recolhidos podemos concluir que, em geral, os educadores ao trabalhar o Natal têm em atenção o seu significado e não descuram pontos essenciais para estes futuros cidadãos, tais como os valores subjacentes a esta festividade, assim como valores associados à família. É importante salientar que os educadores mostraram ter cuidado com as questões da multiculturalidade nas suas salas de atividades, respeitando cada criança e a sua cultura.
- Determinantes da qualidade do sono em estudantes de enfermagemPublication . Silva, Madalena Fátima; Chaves, Cláudia Margarida Correia Balula; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – O ensino superior repercute nos estudantes conceções que levam a desrespeitar horários de dormir, num défice na qualidade do sono. Os transtornos de sono constituem um dos mais relevantes problemas de saúde nas sociedades ocidentais. Objetivos – Identificar os determinantes que influenciam a qualidade do sono em estudantes de enfermagem; identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na qualidade do sono; analisar a influência de variáveis de contexto psicológico e analisar a relação da sonolência diurna com a qualidade do sono em estudantes de enfermagem. Material e Método – Estudo descritivo-correlacional e analítico, numa amostra não probabilística por conveniência de 403 estudantes de enfermagem. Utilizou-se o questionário de caracterização sociodemográfica e académica, a Escala de Sonolência de Epworth, a Escala de Afetos Positivos e Negativos, o Inventário de Personalidade de Eysenk, Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Resultados – A idade média dos estudantes é de 23.61 anos. Prevalecem as mulheres (86.0%), a frequentar o 4º ano (27.4%), que revelam pior qualidade do sono (63.2%) e mais sonolência diurna (24.3%). Os estudantes com ≤ 20 anos, do 1º ano, residentes em meio rural, que coabitam sozinhos, mais ansiosos, menos extrovertidos e mais neuróticos, revelam pior qualidade de sono. Conclusão: As perturbações do sono constituem um problema de saúde pública que requer intervenção e adoção de medidas educativas e de ações de promoção da saúde no estabelecimento de ensino, para que o próprio estudante atue na construção da sua qualidade de sono. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem; Ansiedade; Stresse; Personalidade; Qualidade de Sono.
- Atitudes dos estudantes do ensino profissional face à sexualidadePublication . Rodrigues, Liliana Sofia Almeida Ferreira; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – A sexualidade é vivida de forma individual, envolvendo as componentes biopsicossociais e contexto em que cada estudante se insere, o que interfere nas suas atitudes face à sexualidade. Objetivos – Caraterizar as atitudes dos estudantes do ensino profissional face à sexualidade. Analisar a relação entre variáveis sociodemográfica, académicas, familiares e de contexto sexual com as atitudes face à sexualidade. Material e Método – Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra não probabilística de 281 estudantes de duas escolas de ensino profissional. O questionário inclui caracterização sociodemográfica, académica, familiar, Escala de Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES-II), Escala de Conhecimentos sobre as Infeções de Transmissão Sexual e Escala de Atitudes Face à Sexualidade. Resultados – Predominam os rapazes (62.27%), com média de idades de 17.63 anos e 45.2% possuem bom ambiente familiar; prevalece a coesão familiar desmembrada (33.5%) e separada (35.6%); têm adaptabilidade familiar flexível (45.1%); sobressai a família meio-termo e equilibrada (31.1%). A maioria (59.8%) já iniciou a vida sexual, desses 38.7% aos 16 anos. O género, situação profissional e habilitações académicas dos pais, ter preservativo quando precisam e conhecimentos sobre as infeções de transmissão sexual interferiram nas atitudes dos estudantes face à sexualidade. Conclusão – Os conhecimentos sobre infeções de transmissão sexual e o tipo de família foram variáveis preditoras das atitudes face à sexualidade. Quanto melhor o tipo de família mais favoráveis as atitudes; quanto pior o tipo de família, mais fracos os conhecimentos sobre as infeções de transmissão sexual. O tipo de família influencia diretamente as atitudes e indiretamente. os conhecimentos.
- Determinantes dos hábitos alimentares nos estudantes do ensino profissionalPublication . Fonseca, Maria Cristina Pereira Morgado; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo; Duarte, João CarvalhoIntrodução - A alimentação considera-se um elemento chave na definição de planos estratégicos para a prevenção de doenças crónicas. Na adolescência consolidam-se hábitos e aumentam as necessidades nutricionais. Os adolescentes expõem-se a novas experiências alimentares e a família é fundamental na criação e explicação dos hábitos alimentares. Objetivos - Caracterizar os hábitos alimentares dos estudantes do ensino profissional. Analisar a relação das variáveis sociodemográficas, académicas, de atividade física e de contexto familiar com os hábitos Alimentares. Método: Estudo de natureza quantitativa descritivo-correlacional. Amostra não probabilística de 249 estudantes (15 -19 anos M= 17,28 ± 0,98) de duas escolas do ensino profissional. O instrumento de recolha inclui a avaliação antropométrica, um questionário e sociodemográfico, académico, familiar, Escala FACES II (coesão e adaptabilidade familiar) e Escala de Hábitos Alimentares (EHA). Resultados: A maioria dos estudantes (99,6%) apresenta hábitos alimentares adequados. Existe relação entre as dimensões (quantidade, qualidade, variedade e adequação) dos hábitos alimentares e o género, rendimento escolar, coabitação, estado civil dos pais, ambiente familiar, frequência de refeições familiares, e atividade física. As variáveis género masculino, adaptabilidade familiar e IMC revelaram-se preditoras das dimensões da EHA. Conclusão: Os Hábitos alimentares mostraram-se multideterminados e adequados, mas devem continuar-se os esforços na sua manutenção. A adaptabilidade familiar revelou-se preditiva dos hábitos alimentares podendo sustentar a implementação de estratégias e intervenções centradas no adolescente e família no contexto da Enfermagem de saúde familiar. Palavras-chave: Hábitos Alimentares; adolescente; relações familiares; atividade motora.
- Qualidade do sono em estudantes do ensino profissionalPublication . Amaral, Sónia Patrícia Ferreira Pais; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: O sono assume um papel preponderante no desenvolvimento físico e mental do adolescente. Adolescentes com sono insuficiente apresentam menor rendimento escolar, alterações do humor e nas relações interpessoais, dificuldade na tomada de deci-são, alteração da aparência física e sonolência. Objetivos: Avaliar a qualidade de sono e analisar a influência das variáveis sociodemográfi-cas e académicas, familiares e estilos de vida na qualidade de sono dos estudantes do en-sino profissional. Métodos: Estudo transversal, descritivo correlacional em 281 estudantes (60,30% rapazes; 15-22 anos, M=17,63 ± 1,39), de duas Escolas Profissionais. Utilizou-se, a Escala de Adap-tabilidade e Coesão Familiar, Questionário de Sonolência em Adolescentes de Cleveland, Índice Qualidade Sono de Pittsburg e questionário de dados pessoais, académicos, familia-res e estilos de vida. Resultados: Os estudantes dormem mais de 8 horas por noite, não usam medicação, la-tência do sono normal, boa eficiência, sem disfunção diurna e sem perturbações. As rapari-gas, residentes na aldeia, revelam melhor rendimento escolar e qualidade de vida. Os estu-dantes, pertencentes a famílias nucleares, sem irmãos, com pais casados e família equilibrada os que praticam atividade física frequentemente, fazem refeições em casa du-rante a semana e em família, não fumam e sem sonolência revelam melhor qualidade de sono. A sonolência no transporte, género masculino, idade e sonolência noturna predizem a qualidade de sono. Conclusão: O sono e as características individuais associadas devem ser tidos em conta nos processos de diagnóstico e intervenção no ensino profissional. Face à pertinência do tema, deverá privilegiar-se a interação afetiva com a família. Palavras-chave: Sono, Adolescentes, Família, Sonolência diurna.
- Sistemas de iluminação pública inteligentes e de alta eficiênciaPublication . Lindinho, Micael Ferreira de Almeida; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaNa sequência dos compromissos assumidos no âmbito do Protocolo de Quioto, a União Europeia (UE) definiu um conjunto de metas a atingir até 2020, denominada Estratégia 20/20/20. Relativamente aos valores de 1990, reduzir em 20% as emissões de gases de efeito de estufa; promover o aumento da exploração de fontes de energia renovável por forma a alcançar 20% de geração de energia primária e reduzir em 20% o consumo global de energia com recurso à melhoria da eficiência energética. Em Portugal no que respeita às melhorias da eficiência energética no setor elétrico, foi lançado em 2006 pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) o PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica). Este tem por missão promover a implementação de medidas com tecnologias de maior eficiência energética, economicamente viáveis e que conduzam a ganhos em poupança e redução de emissões. No PPEC de 2013 foi descontinuado o financiamento às lâmpadas fluorescentes compactas e o plano incide agora na substituição de sistemas de iluminação pouco eficientes por tecnologia LED (Light Emitting Diode). Esta dissertação enquadra-se neste contexto, expondo a comparação do desempenho técnico e económico das várias soluções (lâmpadas, luminárias e sistemas de controlo), com o objetivo de tornar a iluminação pública mais eficiente. A iluminação LED caracteriza-se por uma redução de consumos e maior tempo de vida útil, que se traduzem numa redução de emissões de CO2 e dos custos de manutenção e maior facilidade de variação do fluxo luminoso. A desvantagem desta tecnologia é o seu custo mais elevado e a necessidade de alimentação em DC. As metodologias investigadas foram aplicadas a um caso de estudo num sistema de iluminação pública (IP) na Avenida do Povo, em Viseu, com cerca de 1000 metros de extensão e um total de 38 postes com 62 lâmpadas. Cada ponto de iluminação tem atualmente instalado uma lâmpada de vapor de Sódio de alta pressão de 250 W com controlo ON/OFF realizado por relógio astronómico. Com base na instalação de IP existente é efetuado o estudo luminotécnico e o de viabilidade técnica e económica para a escolha de um sistema de iluminação alternativo que seja mais eficiente que o atual. É assim confrontado o desempenho económico e ambiental de sete soluções alternativas. Seis delas com base em tecnologia LED e uma mais simples, assente na redução da potência das lâmpadas com a tecnologia atualmente instalada. A solução ganhadora para os 30 anos de investimento é a luminária Schréder, modelo Ampera com dimming, que passará a consumir anualmente 9.499 kWh (16,8% do consumo da situação atual) e uma redução de 6,35 Ton. no CO2 emitido. A solução assente na redução da potência para 150W das lâmpadas com a tecnologia atual não pode ser descurada, pois garante os níveis luminotécnicos impostos pela norma EN 13201 e obtém um bom resultado económico.
- O Efeito Geracional no Desempenho EmpresarialPublication . Gonçalves, Rosana Sofia Rodrigues; Pinto, António Pedro Martins Soares; Henriques, Carla Manuela RibeiroNa investigação desenvolvida em torno do efeito geracional, a análise dos problemas originados pela divergência de interesses entre gerações têm ganho relevância. Quando a natureza do principal proprietário é uma pessoa física ou um grupo familiar, a evidência empírica, continua a revelar dificuldades na avaliação do impacto desta no desempenho. A especificidade destas empresas, ao nível da assimetria de informação, da divergência de interesses nas relações estabelecidas entre os diferentes participantes e o peso que assumem no setor empresarial, confere-lhes um papel relevante. O presente estudo visa perceber de que forma a geração condiciona a rendibilidade das empresas familiares. A investigação incide sobre um conjunto de empresas familiares portuguesas com sede na região de Viseu. Os resultados obtidos sugerem que nas empresas “não micro” (com mais de cinco trabalhadores), a gestão praticada pelos proprietários fundadores é fonte de maior rendibilidade, face às restantes gerações. Constatou-se também que a propriedade interna, exerce influência significativa sobre a rendibilidade das empresas que estão na primeira geração, verificando-se que à medida que esta aumenta a rendibilidade tende a diminuir.