Repository logo
 
Publication

A celebridade pós-moderna da solidão plural e da banalidade pública

dc.contributor.authorBarroso, Paulo M.
dc.date.accessioned2018-06-21T13:57:31Z
dc.date.available2018-06-21T13:57:31Z
dc.date.issued2013
dc.date.updated2018-06-20T22:35:46Z
dc.description.abstractFace à tendência e apetência pós-moderna em se banalizar o banal, creio que a posição mais salvífica para superar a mediocridade mediática é a paradoxal e própria desbanalização. Como? Através do fomento de atitudes críticas sobre os valores sociais mais essenciais, preservando uma cultura que nunca pode ser mercadoria popular das massas, como defendeu a Escola de Frankfurt. Por conseguinte, proponho, com este artigo, relevar os principais critérios mediáticos para a compreensão de sociedades atuais que vivem e dependem de idolatrias populares, banais e instantâneas e interpretar as implicações das designadas novas tecnologias da comunicação para o culto de privacidades e celebridades cada vez mais globalizadas, mas imediatas e efémeras.pt_PT
dc.description.abstractThe media-instant sacredness Given the post-modern trend and will to trivialize the trivial, I argue the more accurate position to overcome such media-mediocrity is the paradoxical and peculiar non-trivialization. How? With a critical attitude about the most essential social values, preserving a culture that can never become merchandise, popular and fast-culture, according to the Frankfurt School. The aims of this article are: a) to identify the main criteria to understand the media field in contemporary societies that live and depend on popular and banal idolatries; b) to interpret the implications of the designated new communication technologies, useful to the cult of celebrities increasingly globalized, but also immediate and ephemeral.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier0872-3419en_US
dc.identifier.citationBarroso, Paulo M.A celebridade pós-moderna da solidão plural e da banalidade pública, Sociologia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 25, 101-118, 2013.pt_PT
dc.identifier.issn0872-3419
dc.identifier.issn0872-3419
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4985
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11481.pdfpt_PT
dc.subjectBanalidade;pt_PT
dc.subjectCelebridade mediáticapt_PT
dc.subjectEsfera públicapt_PT
dc.subjectPós- modernidade.pt_PT
dc.subjectMedia-celebritypt_PT
dc.subjectPos-modernitypt_PT
dc.subjectPublic spherept_PT
dc.subjectTrivialitypt_PT
dc.titleA celebridade pós-moderna da solidão plural e da banalidade públicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage108pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleRevista da Faculdade de Letras da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sociologia 2013-Comunicação.pdf
Size:
126.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: