Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino supervisionado e os contextos socioculturais no 1º CEB

dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorMartins, Liliana da Rocha
dc.date.accessioned2015-03-09T09:59:55Z
dc.date.available2015-03-09T09:59:55Z
dc.date.issued2015-05
dc.date.submitted2015-03
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes. A primeira consiste numa reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio, tanto a nível da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se perspetiva sobre aspetos pedagógicos e didáticos e as competências essenciais aos profissionais, para a promoção de um ensino de qualidade. A segunda parte trata-se de uma investigação empírica que pretende averiguar a relação entre os contextos socioculturais e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientado por um registo sociológico e político, este trabalho faz referência mais específica a aspetos da sociologia da educação, nomeadamente sobre a influência do handicap sociocultural no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Do ponto de vista teórico conceptual propõe-se um debate com diversos contributos de autores desta área e de políticas educativas. O quadro teórico metodológico insere-se num modelo de investigação empírica de caráter descritivo, podendo ser enquadrado no paradigma quantitativo. Em termos conclusivos, o nosso estudo demonstra que é ao considerar as especificidades e vivências dos alunos que a prática docente pode desenvolver um ensino adequado para a aprendizagem e o sucesso de todos. Mas para este resultado é fundamental um contacto próximo com as famílias, pois a sua participação permite aos professores criarem um ensino de qualidade.por
dc.description.abstractABSTRACT This final report stage consists of two parts. The first is a critical reflection on the practices developed in stage, both in Preschool Education and Teaching the First Cycle of Basic Education, where perspective on teaching and learning aspects and essential competencies for professionals, to promote quality in education. The second part is in an empirical investigation that tries to understand the relationship between the sociocultural contexts and the teaching learning process of students First Cycle of Basic Education. Guided by a sociological and political register, this work makes reference to more specific aspects of the sociology of education, in particular on the influence of sociocultural handicap in the teaching and learning process of students. From the theoretical point of view we propose a conceptual debate with contributions from various authors of the area and educational policies. The theoretical and methodological framework is part of a research model of empirical descriptive, that can be seen in the quantitative paradigm. In conclusive terms, our study demonstrates that considering the characteristics and experiences of students the teaching practice can develop an appropriate teaching to learning and success for all. But this result is fundamental in close contact with the families, because their participation allows teachers to create a quality education.por
dc.identifier.tid201063581
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2664
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectrelação escola-famíliapor
dc.subjectcontextos socioculturais de influênciapor
dc.subjectdificuldades e potencialidades de aprendizagem e desenvolvimentopor
dc.subjectsucesso e insucesso escolarpor
dc.subjectschool-family relationshippor
dc.subjectsociocultural contexts of influencepor
dc.subjectdifficulties and potential for learning and developmentpor
dc.subjectsuccess and school failurepor
dc.titlePráticas de ensino supervisionado e os contextos socioculturais no 1º CEBpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Folha de Rosto Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Capa Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: