Repository logo
 
Publication

Qualidade de sono em pré-escolares : contextos e determinantes

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorDuarte, João Carvalho
dc.contributor.advisorSilva, Ernestina Maria Veríssimo Batoca
dc.contributor.authorSimões, Paula Alexandra Duarte
dc.date.accessioned2017-03-21T15:57:12Z
dc.date.available2018-02-10T01:30:12Z
dc.date.issued2017-02-10
dc.date.submitted2016-05-27
dc.description.abstractEnquadramento: A privação do sono compromete a aprendizagem, o raciocínio lógico e matemático, prejudicando igualmente a atenção/concentração e a memória Torna as crianças mais propensas à violência e irritabilidade. A quantidade de horas dormidas por noite e a qualidade do sono é determinante para o bem-estar durante o dia e para otimizar o desempenho escolar de cada criança. Objetivos: Identificar os fatores associados à qualidade do sono das crianças em idade pré-escolar; Caracterizar a qualidade de sono da criança em idade pré-escolar; Determinar o modo como as variáveis sociodemográficas, de contexto familiar e de contexto clinico e estilos de vida se repercutem na qualidade de sono. Métodos: estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, envolvendo uma amostra de 642 crianças (idade x̅ =4.64; Dp 0.94); a frequentar o ensino público, particular e cooperativo dos concelhos de Águeda e albergaria. A recolha de dados inclui o questionário de dados sociodemográficos, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e a Escala de Avaliação da Adaptabilidade e Coesão familiar. Resultados: O padrão de sono das crianças revela-nos que 51.4% das crianças dormem entre 9.30 a 10.30 horas por noite, 64.8% são bons dormidores, não usam medicação para dormir, com latência do sono dentro da normalidade, com boa eficiência do sono, sem disfunção diurna e sem perturbações do sono. As crianças mais velhas, dormem melhor do que as mais novas. Conclusão: A qualidade de sono está associada às condições socioeconómicas, estilos de vida, aos contextos familiares e clínicos. Palavras-chave: Sono, Criança, Pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Guidelines: Sleep deprivation compromises learning, the logical and mathematical reasoning, being also harmful to the attention / concentration and memory. It makes children more prone to the violence and irritability. The number of sleeping hours per night and the quality of sleep is crucial for daytime wellness and to optimize the school performance of each child. Objectives: Identify the factors associated to the sleep quality in preschool children; Characterize the sleep quality in preschool children; Determine the way in which the sociodemographic variables, regarding to the family context, clinical context and lifestyles, reflects in the sleep quality. Methods: A quantitative, transversal, descriptive and analytical study based on a sample of 642 children (age x = 4.64; Dp 0.94); studing in public, private and cooperative schools at Águeda and Albergaria. Data collection includes the sociodemographic data questionnaire, the Pittsburgh Sleep Quality Index, and the Family Cohesion and Adaptability Assessment Scale. Results: The sleep pattern of children, shows that 51.4% of children sleep between 9.30 and 10.30 hours per night, 64.8% of children sleep well, do not use sleeping medication, with a normal sleep latency, with good sleep efficiency, without diurnal dysfunction and without sleep disturbances. Older children sleep better than younger ones Conclusion: Sleep quality is associated to the socioeconomic conditions, lifestyles, family and clinical contexts. Keywords: Sleep, Child, Preschool.pt_PT
dc.identifier.tid201614618pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4503
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriança de idade pré-escolarpt_PT
dc.subjectEstilo de vidapt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectChild, preschoolpt_PT
dc.subjectLife stylept_PT
dc.subjectSleeppt_PT
dc.titleQualidade de sono em pré-escolares : contextos e determinantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PaulaAlexandraDuarteSimoes DM.pdf
Size:
5.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: