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A presença das energias alternativas nos manuais de educação tecnológica do 3º ciclo do ensino básico : relevância da abordagem

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Resumo A resolução dos problemas ambientais causados por acção humana não se afigura de fácil materialização. A exploração e degradação dos recursos do planeta por parte da humanidade suscitam preocupações com a sustentabilidade das actuais e futuras populações. Considerando que ao sector energético se atribuem das maiores responsabilidades deste desgaste ambiental, deveremos todos nós revelar a nossa apreensão quanto ao futuro e desenvolver esforços individuais e globais no sentido de gerar e adoptar soluções. São inúmeras as entidades de âmbito geográfico mais alargado ou restrito a lançar alarmes e propostas de análise e intervenção neste sector, sempre com o intuito de realçar a possível cessação dos recursos que vimos utilizando e de suscitar o desenvolvimento de propostas alternativas. Nomeadamente, a UNESCO e a Comissão Europeia têm procurado incentivar os seus membros a estimularem o debate, a sensibilização e a formação das populações. Com maior ou menor empenho, todos os estados membros têm desenvolvido estratégias próprias. Portugal por seu lado, intensificou sobretudo o discurso político na vigência dos XVII e XVIII governos objectivando o recurso às energias alternativas como meio de preservar o ambiente e consequentemente promover a menor dependência energética/económica. Consciente de que a (re)educação dos consumidores pode e deve passar pela escola, é expectável que a procura de inclusão deste assunto no quotidiano escolar deva acontecer de forma séria, consistente e persistente. Sendo o manual escolar um extraordinário guia/ponto de partida para docentes e alunos, deverá privilegiar-se este recurso como base da discussão. Assim, a divulgação do estudo e dos resultados da inerente investigação pretende ser um contributo para o conhecimento científico e simultaneamente promover a melhoria da adequação do conteúdo “Acumulação e transformação de energia” à forma como o mesmo é abordado pelos manuais escolares de Educação Tecnológica do 3.º ciclo. Procurando desta forma incentivar para o recurso ao manual escolar como ponto de partida para a abordagem de conteúdos programáticos, sobretudo aqueles que por alguma razão passaram para a ordem do dia.
Abstract The resolution of environmental problems caused by human activity does not seem easy to materialize. The exploitation and degradation of the planet's resources by humanity's generates concern about the sustainability of current and future populations. Whereas the energy sector are attributed to the major responsibilities of environmental stresses, should all of us reveal our concern about the future and develop individual and global efforts in order to generate and adopt solutions. There are countless entities with extended geographical scope or restricted to sound the alarm and proposals for analysis and intervention in this sector, always with the aim of highlighting the possible termination of the resources that we have been using and promoting the development of alternative proposals. Notably the European Commission and UNESCO have sought to encourage its members to stimulate discussion, awareness and training of populations. With more or less effort, all member states have developed their own strategies. Portugal meanwhile, intensified the political discourse especially in the presence of the seventeenth and eighteenth governments objectify the use of alternative energy as a means of preserving the environment and thus promoting lower energy / economic dependence. Aware that the (re) education of consumers can and should go through school, it is expected that the demand for inclusion of this in daily school life should happen in a serious, consistent and persistent way. As the textbook is an extraordinary guide / starting point for teachers and students, should be directed at this feature as a basis for discussion. Therefore, disclosure of the study and the results of inherent research intends to contribute to scientific knowledge and simultaneously promote the improvement of the appropriateness of the content accumulation and transformation of energy the way it is approached by the textbooks of Technological Education in the 3rd cycle. Thereby attempting to encourage the use of the textbook as a starting point for addressing the syllabus, especially those who for some reason moved to the agenda.

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Educação Tecnológica Energia Manuais Escolares

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Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu

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