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Advisor(s)
Abstract(s)
Apesar de serem muitas as teorias que sugerem uma explicação para a realização do comércio internacional,
tentando justificar porque é que determinados países são mais atrativos para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) do que
outros, os autores são unânimes ao afirmar que o IDE é influenciado por fatores de atração (características específicas dos
países de acolhimento) e por fatores impulsionadores (características específicas das empresas e do país de origem das mesmas).
Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores de atratividade para IDE no setor do turismo português.
Com essa finalidade construiu-se um modelo teórico, que foi validado através de entrevistas exploratórias semiestruturadas
e da aplicação de inquéritos por questionário aos investidores estrangeiros a explorar unidades de alojamento em Portugal.
Os resultados obtidos permitem concluir que a localização geográfica de Portugal, a imagem/marca do setor do turismo
português e a oferta turística portuguesa são considerados os fatores de atração mais importantes para IDE. Este estudo
identificou, ainda, que os maiores entraves ao IDE são a burocracia, a carga fiscal e a atual situação económica do país.
Description
Keywords
Investimento Direto Estrangeiro Fatores de atratividade Internacionalização Setor do turismo
Citation
Barroco, C., Castro, E. A. e Costa, C. (2014). "Fatores de Atratividade para Investimento Direto Estrangeiro no setor do turismo português". Revista Turismo & Desenvolvimento, 4 (21/22), 13-23
Publisher
Universidade de Aveiro