Publication
Recreation: The organization of other spaces for other learnings
dc.contributor.author | Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre | |
dc.contributor.author | Azevedo, António Manuel Tavares | |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T14:46:59Z | |
dc.date.available | 2024-09-09T14:46:59Z | |
dc.date.issued | 2020-04-27 | |
dc.date.updated | 2024-03-07T16:46:03Z | |
dc.description.abstract | Introdução: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Através dos brinquedos e das brincadeiras, a criança descobre e explora o mundo que a rodeia. O jogo assume uma componente pedagógica fundamental, uma forma inata de aprender, permitindo à criança desenvolver a sua capacidade de experimentar e apropriar-se do que a rodeia, de forma simples e, por conseguinte, tão formadora. Objetivos: Construímos o corpus deste estudo, cujos objetivos foram: (i) conhecer as perspetivas dos participantes sobre o lúdico e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB; (ii) identificar as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; (iii) percecionar como as escolas concebem os espaços de recreio. Método: O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual semiestruturada, organizada a partir de um conjunto de dezasseis questões efetuadas a professores do 1.º CEB de dois agrupamentos distintos do distrito de Viseu. Participaram do estudo seis professores com experiência profissional, situada entre 10 e 30 anos, no Ensino Primário. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados, desenvolvida em três fases. Resultados: A perceção dos participantes revela que brincar está fortemente associado a aprender, sendo que a criança descobre o seu papel na sociedade e no mundo enquanto se envolve em diferentes atividades e brincadeiras. O recreio é um espaço privilegiado e um dos mais valorizados pela criança, na medida em que oferece oportunidades de alegria e prazer social. Constitui um contexto no qual a socialização assume extrema importância, quer através da interação entre pares, quer da interação que a criança estabelece e desenvolve com os adultos responsáveis por ela. Conclusões: O recreio e os momentos de brincadeira beneficiam a criança e arcam um papel decisivo no seu desenvolvimento global. No contexto específico do nosso estudo, os professores reconhecem esta importância e fazem uso do espaço exterior para implementar atividades para as suas classes, especialmente as que envolvem contacto com a natureza, de modo a facilitar as aprendizagens das suas crianças. Atualmente, o peso e relevância de tais atividades têm vindo a ser gradualmente reconhecidos pelos especialistas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Eira, P., & Azevedo, A. M. (2020). Recreation: the organization of other spaces for other learnings. Millenium, 2(ed espec nº5) 47-56. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205e.03.00266 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29352/mill0205e.03.00266 | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2127465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8511 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | criança | pt_PT |
dc.subject | tempo livre | pt_PT |
dc.subject | brincar | pt_PT |
dc.subject | recreio e aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Recreation: The organization of other spaces for other learnings | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 56 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
person.familyName | Mendes Ribeiro Eira | |
person.familyName | Azevedo | |
person.givenName | Paulo Alexandre | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | D71A-123E-8BD7 | |
person.identifier.ciencia-id | DC12-1AB1-F06D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1370-0236 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6325-0475 | |
rcaap.cv.cienciaid | DC12-1AB1-F06D | António Azevedo | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Recreation_the_organization_of_other_spaces_for_other_learnings.pdf
- Size:
- 881.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: