Repository logo
 
Publication

Recreation: The organization of other spaces for other learnings

dc.contributor.authorMendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
dc.contributor.authorAzevedo, António Manuel Tavares
dc.date.accessioned2024-09-09T14:46:59Z
dc.date.available2024-09-09T14:46:59Z
dc.date.issued2020-04-27
dc.date.updated2024-03-07T16:46:03Z
dc.description.abstractIntrodução: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Através dos brinquedos e das brincadeiras, a criança descobre e explora o mundo que a rodeia. O jogo assume uma componente pedagógica fundamental, uma forma inata de aprender, permitindo à criança desenvolver a sua capacidade de experimentar e apropriar-se do que a rodeia, de forma simples e, por conseguinte, tão formadora. Objetivos: Construímos o corpus deste estudo, cujos objetivos foram: (i) conhecer as perspetivas dos participantes sobre o lúdico e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB; (ii) identificar as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; (iii) percecionar como as escolas concebem os espaços de recreio. Método: O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual semiestruturada, organizada a partir de um conjunto de dezasseis questões efetuadas a professores do 1.º CEB de dois agrupamentos distintos do distrito de Viseu. Participaram do estudo seis professores com experiência profissional, situada entre 10 e 30 anos, no Ensino Primário. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados, desenvolvida em três fases. Resultados: A perceção dos participantes revela que brincar está fortemente associado a aprender, sendo que a criança descobre o seu papel na sociedade e no mundo enquanto se envolve em diferentes atividades e brincadeiras. O recreio é um espaço privilegiado e um dos mais valorizados pela criança, na medida em que oferece oportunidades de alegria e prazer social. Constitui um contexto no qual a socialização assume extrema importância, quer através da interação entre pares, quer da interação que a criança estabelece e desenvolve com os adultos responsáveis por ela. Conclusões: O recreio e os momentos de brincadeira beneficiam a criança e arcam um papel decisivo no seu desenvolvimento global. No contexto específico do nosso estudo, os professores reconhecem esta importância e fazem uso do espaço exterior para implementar atividades para as suas classes, especialmente as que envolvem contacto com a natureza, de modo a facilitar as aprendizagens das suas crianças. Atualmente, o peso e relevância de tais atividades têm vindo a ser gradualmente reconhecidos pelos especialistas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEira, P., & Azevedo, A. M. (2020). Recreation: the organization of other spaces for other learnings. Millenium, 2(ed espec nº5) 47-56. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205e.03.00266pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29352/mill0205e.03.00266pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2127465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8511
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjecttempo livrept_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectrecreio e aprendizagempt_PT
dc.titleRecreation: The organization of other spaces for other learningspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.startPage47pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameMendes Ribeiro Eira
person.familyNameAzevedo
person.givenNamePaulo Alexandre
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idD71A-123E-8BD7
person.identifier.ciencia-idDC12-1AB1-F06D
person.identifier.orcid0000-0003-1370-0236
person.identifier.orcid0000-0002-6325-0475
rcaap.cv.cienciaidDC12-1AB1-F06D | António Azevedo
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0
relation.isAuthorOfPublicationa2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Recreation_the_organization_of_other_spaces_for_other_learnings.pdf
Size:
881.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: