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ESEV - DCDM - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus

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  • A influência da música na prática de exercício físico em contexto de Ginásio
    Publication . Martins, Rúben; Vasconcelos, Carlos
    La música se considera un elemento valioso en el contexto del ejercicio físico. El gimnasio es uno de los lugares primordiales para practicar ejercicio físico. Por tanto, el objetivo de este estudio fue determinar la influencia de la música en la práctica de ejercicio físico en usuarios de gimnasios en Portugal. La muestra estuvo compuesta por 32 individuos con edades comprendidas entre 16 y 62 años. Se utilizó un cuestionario en línea con 12 preguntas y los datos se procesaron mediante estadística descriptiva. Los resultados de este estudio indican que la mayoría de los participantes escuchan música a través de sus auriculares (60%) mientras hacen ejercicio, siendo el Hip Hop (35%) y el Rock (20%) los estilos musicales más escuchados. Un alto porcentaje de la muestra que escucha música con auriculares mientras hace ejercicio dice sentirse más motivado (96%), más concentrado (88%) y cree que la música ayuda a aumentar el volumen de entrenamiento (96%). Respecto a los participantes de este estudio que refieren no llevar auriculares para escuchar música durante el ejercicio físico, el 37,5% considera que utilizar música durante el entrenamiento aumentaría su motivación y el 50% que aumentaría su concentración. Los participantes en este estudio perciben que la música es un factor motivador para el ejercicio físico, permitiendo además un aumento de la concentración y del volumen de entrenamiento.
  • Caracterização sociodemográfica dos utentes de um Parque de Desportos de Natureza em Portugal
    Publication . Almeida Soares, João Filipe; Vasconcelos, Carlos
    Os espaços naturais são cada vez mais procurados pelo homem, como forma de fugir às rotinas do dia-a-dia. Desta forma verifica-se um notório crescimento da prática deDesporto de Natureza. Este estudo teve como objetivo fazer uma caracterização e associação das variáveis sociodemográficas dos praticantes de Desporto de Naturezade um dos maiores parques de Desporto de Natureza e Aventura de Portugal. Para a recolha de dados utilizámos um inquérito por questionário. Quanto aos resultados encontrados, são os indivíduos entre os 26 e os 35 anos, do sexo masculino, solteiros, do Norte de Portugal, com uma educação correspondente ao Ensino Superior e com um rendimento individual mensal entre os 500 e os 1000 euros que mais procuraram o referido Parque de Desporto de Natureza e Aventura. A proporção de indivíduos com idades até aos 30 anos é significantemente superior nos indivíduos solteiros e que auferem até 1000 euros mensais. A proporção de indivíduos provenientes do Norte de Portugal é significativamente superior nos indivíduos com formação correspondente ao Ensino Básico e Secundário e que auferem até 1000 euros mensais. A proporção de indivíduos que têm o Ensino Superior é significativamente superior nos indivíduos que auferem mais de 1000 euros por mês. Estes resultados poderão permitir à empresa que gere este Parque de Desporto de Natureza e Aventura o estabelecer de estratégias para captar um público-alvo com características menos visíveis neste estudo e desta forma aumentar os potenciais clientes do Parque
  • Análise da Situação Desportiva do Município de Vouzela
    Publication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Laranjeira, José
    Introdução: Compreender a situação desportiva de um determinado contexto é o primeiro passo para conhecer e analisar o seu “estado de arte”, num determinado momento. Esta “fotografia” momentânea deve possibilitar à organização situar-se no presente e, ao mesmo tempo, delinear o(s) caminho(s) que pretende percorrer para a promoção do desporto como práticas culturais que são fator inequívoco de socialização, integração, saúde e bem-estar. Desta forma, urge estabelecer indicadores tangíveis de realização das organizações, que monitorizem a implementação e eficácia das estratégias e determinem o declive entre as metas previamente estabelecidas e o que realmente se completou. Objetivos: Conhecer a carta de instalações desportivas do município de Vouzela; caracterizar a oferta desportiva, através da identificação dos projetos desenvolvidos pela autarquia; conhecer a opinião dos agentes desportivos acerca da situação desportiva do município; conhecer os agentes e os especialistas das diferentes áreas que direta ou indiretamente estão relacionados com a atividade desportiva do município; atualizar a carta de instalações desportivas artificiais do município de Vouzela. Método: O estudo resulta da combinação entre uma investigação exploratória (pesquisa de campo), composta por uma análise exaustiva de uma entidade em específico, assemelhando-se a um estudo de caso e uma descrição que combina técnicas quantitativas e qualitativas. Resultados: O município apresenta 122 instalações desportivas, de base, especializadas e especiais para o espetáculo desportivo, com incidência nas de base formativa (campos, pavilhões e salas); 4% das instalações encontrase sob gestão direta da autarquia, enquanto que apenas 15% requer requalificação; a autarquia aponta para a “desportivização” dos cidadãos, com especial incidência nas faixas etárias dos jovens e idosos, por motivos de natural “autonomia” destes indivíduos e possui um forte vínculo com o associativismo em diversas modalidades desportivas; o número e qualificação dos agentes desportivos envolvidos é considerado insatisfatório, aclamando um aumento quantitativo e qualitativo dos mesmos; os projetos desportivos em vigor não possuem apoio central, sendo sustentados na totalidade pela autarquia. Conclusões: Aumentar o número de agentes desportivos é fundamental para expandir igualmente a dimensão sócio-desportiva do município de Vouzela; o município apresenta uma flexível estruturação dos seus mecanismos de trabalho, uma vez que as suas ações refletem as necessidades dos seus cidadãos, tentando prestar principal apoio às faixas etárias mais debilitadas, através da adoção de uma política de desporto para todos; não é uma organização estanque, estabelecendo relações com os clubes e associações circundantes, princípio que vai ao encontro do fenómeno desportivo, por si igualmente agregador
  • Sport training, motivation and well-being place. Study with young swimmers
    Publication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, Ana
    Introdução:O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivasrevelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos:Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos:Ogrupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados:Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bem-estar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância emqualquer das dimensões trabalhadas.Conclusão: Éinegável a contribuição do Desportono desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desportoe/ou atividade física constituium importante catalisador para o combate ao abandonoda prática desportiva.
  • Recreation: The organization of other spaces for other learnings
    Publication . Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel Tavares
    Introdução: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Através dos brinquedos e das brincadeiras, a criança descobre e explora o mundo que a rodeia. O jogo assume uma componente pedagógica fundamental, uma forma inata de aprender, permitindo à criança desenvolver a sua capacidade de experimentar e apropriar-se do que a rodeia, de forma simples e, por conseguinte, tão formadora. Objetivos: Construímos o corpus deste estudo, cujos objetivos foram: (i) conhecer as perspetivas dos participantes sobre o lúdico e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB; (ii) identificar as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; (iii) percecionar como as escolas concebem os espaços de recreio. Método: O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual semiestruturada, organizada a partir de um conjunto de dezasseis questões efetuadas a professores do 1.º CEB de dois agrupamentos distintos do distrito de Viseu. Participaram do estudo seis professores com experiência profissional, situada entre 10 e 30 anos, no Ensino Primário. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados, desenvolvida em três fases. Resultados: A perceção dos participantes revela que brincar está fortemente associado a aprender, sendo que a criança descobre o seu papel na sociedade e no mundo enquanto se envolve em diferentes atividades e brincadeiras. O recreio é um espaço privilegiado e um dos mais valorizados pela criança, na medida em que oferece oportunidades de alegria e prazer social. Constitui um contexto no qual a socialização assume extrema importância, quer através da interação entre pares, quer da interação que a criança estabelece e desenvolve com os adultos responsáveis por ela. Conclusões: O recreio e os momentos de brincadeira beneficiam a criança e arcam um papel decisivo no seu desenvolvimento global. No contexto específico do nosso estudo, os professores reconhecem esta importância e fazem uso do espaço exterior para implementar atividades para as suas classes, especialmente as que envolvem contacto com a natureza, de modo a facilitar as aprendizagens das suas crianças. Atualmente, o peso e relevância de tais atividades têm vindo a ser gradualmente reconhecidos pelos especialistas.
  • Personality traits and exercise modes
    Publication . Sousa, Patrícia
    Over the last few decades, Physical Exercise has been touted as one of the most important behavioural health practices. Personality has been considered a predictive variable for the adoption of behaviours such as involvement in Physical Exercise programs. Therefore, this study analysed the relationship between personality and the choice of exercise modes. The literature suggests the need to investigate more on this topic. In the analysed studies, no statistically significant differences were found between personality profiles and exercise modes practiced. However, differences were found between personality profiles and aspects related to the context in which the exercise is practiced, such as intensity, space and place where they practice, whether they practice alone or accompanied and with or without the assistance of a professional. The results obtained need not only more investigation, but also need to cover more aspects related to the exercise modes practised.
  • Is there a relationship between the motivation of female fitness practitioners and tobacco and alcohol consumption? Perspectives for improving lifestyle for health
    Publication . Sousa, Patrícia; Coelho, Eduarda; Mota, Maria Paula
    The practice of Physical Exercise has been associated with the adoption of healthy lifestyles and, consequently, an improvement in health. The objective of the study was to investigate whether there is a relationship between tobacco and alcohol consumption and the type of modality practiced; and if the reasons presented for the practice are somehow related to these habits. The sample consisted of 177 adult women, who practice Fitness, divided into 3 groups: 68 practitioners of high intensity modalities, 54 of Zen modalities, and 55 of modalities of both types (mixed group). The Exercise Motivation Inventory 2 was used to assess the reasons for the practice of Physical Exercise. Relating smoking and alcoholism habits with the reasons for the practice, significant positive correlations were found between: smoking habits/affiliation (p= .037); alcohol consumption/keeping healthy (p= .035). Significant inverse relationships between: number of cigarettes smoked per day/weight management (p= .000); number of cigarettes smoked per day/health (p= .048). Class 3 of women who quit smoking had statistically significant higher scores on disease (p= .012) and staying healthy (p= .001). Affiliation is a common reason for smoking and exercising; those who smoked for a longer period of time seem to resort to the practice for reasons relating to the onset of illness or to maintain their health. Women who don't drink seem to be more concerned about their health than women who do drink. Clarifying these relationships is essential for creating more effective intervention programs to eliminate/reduce tobacco and alcohol consumption and their harmful effects on health.
  • Fatores influenciadores e inibidores do desenvolvimento de ações ofensivas em superioridade numérica 7x6 em Andebol
    Publication . Branco, João; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Ribeiro, Rafael
    Introdução: A evolução da modalidade de Andebol tem promovido a sua complexificação, pelo que os treinadores tentam atenuar os efeitos que a diversidade de variáveis poderá causar na obtenção do sucesso das suas equipas. Assim, a criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador. Objetivos: Aferir acerca da perceção dos treinadores no que concerne a fatores influenciadores e inibidores da opção pelo desenvolvimento de ações em superioridade numérica 7x6. Métodos: Foi concebido um guião de entrevista semiestruturada, cujas categorias foram definidas a priori. Resultados: A utilização das ações em superioridade numérica 7x6 deve-se às dificuldades sentidas na criação de situações de finalização em igualdade 6x6, à necessidade de baixar o ritmo de jogo e de diminuir o contacto entre os defensores e os atletas da primeira linha ofensiva e à necessidade de contrariar sistemas defensivos profundos com marcação individual. Os entrevistados restringem ou inibem a utilização das ações 7x6 pela insuficiência de volume e frequência de treino das mesmas, pela sua utilização em momentos nos quais o resultado se encontra equilibrado ou frente a equipas rápidas a explorar as várias formas de transição ofensivas. Conclusões: Dada a incerteza do contexto de competição, não existe uma fórmula específica para tentar resolver os detalhes que o jogo desvenda. Os entrevistados consideram a tomada de decisão fundamental para o sucesso. A forma como o treinador analisa o comportamento da sua equipa e o da equipa adversária exerce influência nas decisões tomadas pelos atletas
  • Ventajas y desventajas de las acciones en una situación de juego 7x6 en balonmano sala: Percepción de entrenadores de Portugal
    Publication . Branco, João Carlos Rodrigues; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
    A modalidade de andebol encerra uma complexidade de organização tática, técnica, física, psicológica e social. Tal tem conduzido treinadores e investigadores a quantificar indicadores predefinidos para analisar as ações que ocorrem com maior frequência em contexto de competição. Perante as restrições impostas pelos regulamentos, os atletas operam para tentar criar situações de superioridade numérica em relação à defesa adversária e, dessa forma, vencer. O presente estudo visa analisar as vantagens e desvantagens da utilização das ações em superioridade numérica ofensiva no contexto da modalidade. Para o efeito, foi concebido um guião de entrevista semiestruturada cujas categorias foram definidas a priori, aplicado a treinadores das duas principais divisões de elite do sistema competitivo da modalidade em Portugal. A criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador, na medida em que não decorre somente das suas ideias de jogo. As vantagens e desvantagens na utilização de ações em superioridade numérica derivam das crenças que o treinador possui acerca das características dos seus atletas e inerentes índices de preparação. Na génese de utilização das ações em superioridade numérica deverão estar, invariavelmente, os processos de análise e questionamento permanente durante os períodos de treino e/ou competição.
  • The neuropsychomotor impact of capoeira on people with intellectual disabilities: a case study
    Publication . Rocha, Paulo; Pereira, Antonino; Simim, Mário; Aranha, Ágata
    Em função dos avanços conquistados a nível de inclusão socioeducacional, buscamos compreender melhores estratégias para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e do desenvolvimento (DID). Objetivo: Identificar qual o impacto neuropsicomotor que uma intervenção de capoeira promove em pessoas com DID. Métodos: estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. O local do estudo foi a Associação Pestalozzi de Fortaleza, Ceará – Brasil. Participaram 10 alunos com DID. Foi aplicado uma entrevista semiestruturada com os pais, professores e profissionais que acompanharam os participantes da pesquisa. As entrevistas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin (2015) e seguiram as seguintes categorias: motricidade, aspectos psicológicos, aspectos sociais e aprendizagens escolares. Os impactos foram observados nos aspectos sociais, psicológicos e psicomotores de acordo com os pais, professores e profissionais entrevistados. Conclusão: Concluímos que um programa de intervenção com capoeira para pessoas com DID promove mudanças positivas nos aspectos neuropsicomotores.