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O processo de treino em Educação Física e Desporto é o suporte da melhoria das diversas capacidades dos sujeitos de prática (alunos, atletas, etc.). Numa gestão de qualidade impera a eficácia das metodologias do treino realmente aplicadas e não meramente as “intenções”, as “concepções”, os “conceitos”, enfim: os conhecimentos individuais sobre a teoria e metodologia do treino. No entanto, toda a metodologia de intervenção traduz um determinado corpo de conhecimentos prévios, de conceitos, concepções e intenções prévias, sendo ela própria experiência vinculadora de reformulação destas concepções.
Neste trabalho, situam-se algumas operações históricas relevantes para a Educação Física e Desporto, evidenciando alguns aspectos das concepções de corpo que têm vindo a contribuir para o estudo e intervenção na Motricidade Humana.
Serão esses contributos suficientes para nos fazerem olhar de forma diferente os Factores ou Componentes do Treino (BOMPA, 1981; 1990) que evidenciam um determinado modelo de intervenção na gestão do treino em Desporto e Educação Física?
Apresenta-se uma proposta global de abordagem aos diversos factores de treino que, por limitações de expressão em “papel”, só poderá ser interpretada pelos leitores em alguns dos seus aspectos teóricos, mesmo quando se relatam exemplos vividos.Entre o Penso, logo existo de Descartes; o Sinto, logo existo de Damásio; o elogio do Movo-me, logo existo de M. Sérgio é contextualizado no Desporto e Educação Física, rompendo-se os dualismos desnecessários.
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Desporto Educação Física Motricidade Humana Treino Desportivo