Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura

dc.contributor.advisorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.advisorLopes, Fernando Alexandre
dc.contributor.authorRocha, Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2014-11-26T09:58:52Z
dc.date.available2014-11-26T09:58:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada III, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é constituída por reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas nos dois últimos semestres do curso, na unidade curricular acima referida. A segunda parte integra uma investigação, de caráter qualitativo, efetuada no contexto da educação pré-escolar. Esta aborda, tal como é sugerido no título, a importância do contacto com os clássicos da literatura, com o objetivo de perceber, primeiramente, de que forma a criança se relaciona com obras literárias e, de seguida, como é que estas obras influenciam a criança. Neste sentido, começou por se elaborar um enquadramento teórico sobre a temática e, paralelamente, foram realizadas algumas leituras de histórias a quatro crianças, a frequentar o Jardim de Infância sucedendo-se entrevistas semiestruturadas como elemento de recolha de dados. Após a análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões deste estudo, nomeadamente que as crianças têm contacto recorrente com obras literárias (não apenas os clássicos da literatura) e que as mesmas conduzem ao desenvolvimento de várias competências e aprendizagens. A leitura de histórias pelas ou para as crianças é uma atividade fundamental que deve ser praticada desde os primeiros tempos de vida.por
dc.description.abstractThis final report internship, conducted within the curriculum unit Supervised Teaching Practice, aims to obtain a master's degree in Preschool and Primary Education. The same is divided into two parts. The first part is about a critical reflection on the developed work and knowledge acquired in the last two semesters of this course, in the aforementioned curriculum unit. The second part it is about an investigation, of qualitative nature, performed in the context of preschool education. This addresses, as suggested in the title, the "importance of contact with the classics of literature", aiming to perceive, at first, how the child relates with literary works, and then how these works influence the child. In this regard, we began by crafting up a theoretical framework on the subject and continuously conducted some storytelling to four children attending preschool, succeeding semi-structured interviews as part of data collection. After analyzing these it was possible to draw some conclusions from this study, namely, that children have recurrent contact with literary works (not only classical literature), and that they lead to the development of various competencies and meaningful learning. Reading stories by or for children is a fundamental activity that must be practiced from the earliest times of life.por
dc.identifier.tid201212889
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2377
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCânonepor
dc.subjectClássicospor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEmergência da Leitura e Educação Pré-Escolarpor
dc.subjectCanon, Classicspor
dc.subjectPreschool Educationpor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectReadingpor
dc.titlePrática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literaturapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Ciências da Linguagempor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
Capa.pdf
Size:
476.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Folha de Rosto.pdf
Size:
100.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
504.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: