Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreende

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
egitania_sciencia_14.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instÔvel. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as vÔrias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizÔ-lo no cenÔrio nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.

Description

Keywords

Empreendedorismo Ensino Superior PolitƩcnico

Pedagogical Context

Citation

SOUSA, LuĆ­s Nuno, (2014), ā€œEmpreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa Poliempreendeā€, Egitania Sciencia, nĀŗ 14, pp. 102-127.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue