Browsing by Issue Date, starting with "2014-05"
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociaisPublication . Lázaro, Raquel Maria Henriques; Martins, EmíliaEste projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.
- Grito silencioso : a questão da mulher enquanto objetoPublication . Cabral, Daniela de Jesus; Morais, Nídia SaloméEste projeto pretende estudar a questão da mulher enquanto objeto, desde a génese do conceito até à forma como este evoluiu posteriormente, dentro do âmbito artístico. Recorrendo à animação 3D, este projeto propõe apresentar um vídeo composto por uma animação subordinada à temática da objetificação da mulher, procurando sensibilizar o público para essa questão. Efetuou-se uma investigação teórica que permitiu definir o conceito da mulher enquanto objeto, bem como uma recolha de exemplos/referências artísticas relevantes para o projeto. Foi também explorada a questão da animação, mais especificamente o ramo da animação 3D, bem como a forma de animar do corpo humano, de modo a que fosse possível desenvolver este projeto com uma base sólida de conhecimento que acompanhasse o produto final que dele resultaria. Relativamente à componente prática do projeto, após a organização das cenas que compõem a história, segundo o storyboard previamente elaborado, procedeu-se à construção dos cenários, dos seus elementos e à sua animação num software 3D. Todo este processo resultou numa animação subordinada à questão da mulher objeto, posteriormente editada num software de pós-produção de vídeo. O vídeo está disponível online, procurando sensibilizar os visitantes para a questão da mulher objetificada e dos aspectos negativos associados a esse fenómeno.
- Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa PoliempreendePublication . Sousa, LuisA aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.
- Criação de espaços e contextos artísticos para a promoção da leitura a procissão dos livrosPublication . Almeida, Lina Duarte Frade; Balula, João Paulo Rodrigues; Souto e Melo, Ana LuísaEste projeto apoia-se nas formalidades do ritual com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos, destinados a captar a atenção para a importância da leitura e do livro. Assim, concebemos uma performance artística – Procissão dos Livros – que partiu do parque Aquilino Ribeiro e percorreu as ruas de Viseu, culminando com uma instalação na Biblioteca Municipal de Viseu. Este projeto contou com a participação do Grupo de Teatro Tribal, de crianças da Sala de Ser e do público em geral que quis participar no evento. O projeto seguiu várias etapas consignadas pela metodologia projetual, de Bruno Munari, desde a sua idealização até à sua implementação e avaliação. Depois de definido o problema e de uma cuidada análise dos dados recolhidos, centrámo-nos no processo criativo, selecionando os materiais adequados, construindo um modelo interativo, que foi sendo ajustado no decorrer de todo o processo, permitindo-nos chegar à solução implementada. O projeto desenvolvido apresenta-se à animação artística como um suporte válido e rigoroso para a criação de performances baseadas nos rituais e tradições. A forma como nos apoderámos de um ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu, mesmo que inconscientemente, uma forma diferente de contemplar e fruir a arte.
- Janelas para o interior : projeto artísticoPublication . Rodrigues, Carlos Alberto de Pina; Rego, Belmiro; Barbosa, SamuelPartindo-se de um caminho de inquietações, questionamentos e de perplexidades acerca do lugar da ruralidade no mundo contemporâneo, e enquadrando-se a arte em relação imbrincada com a vida: uma arte democrática, colaborativa, relacional, site specific, no quotidiano, pobre e relacional, dentro dos fundamentos do movimento Fluxus, apresenta-se neste trabalho um relato integrativo e uma memória descritiva e crítica do processo de experimentação, a criação e a concretização do projeto artístico “Janelas para o Interior”. Nele podemos encontrar uma descrição e integração crítica das experiências artísticas propostas: os experimentum, construídos numa relação vivencial com o lugar da aldeia de Lusinde, concelho de Penalva do Castelo. Estes experimentum, trazendo elementos fundamentais, tais como a casa abandonada, a janela, os materiais com história, os testemunhos vivenciais, o trabalho agrícola e o quotidiano da aldeia, concretizaram-se em diferentes experiências artísticas. A discussão final reflete acerca do potencial destas experiências artísticas para provocar sentidos e significados acerca do lugar da arte e do mundo rural numa sociedade em trânsito, capazes de trazer pistas e alternativas criativas e críticas para fenómenos como a desertificação, êxodo e abandono rural, e emigração em contexto português, nas tensões entre o público e o privado. Reflete-se sobre uma arte emancipadora, para todos, que horizontaliza e gera encontros, e que preserva a memória e cria identidades: numa celebração do passado, na experiência do presente e na reinvenção dos futuros da ruralidade em Portugal, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania artística, plena, ativa e interventiva
- Redes sociais: Uma abordagem sobre as PME'S do distrito de ViseuPublication . Sousa, Susana Raquel Coelho de; Morais, Nídia Salomé; Silva, PauloO principal objetivo deste projeto prende-se com o facto de, atualmente, as Redes Sociais e a Internet serem ferramentas muito importantes para as empresas divulgarem os seus produtos/serviços a baixo custo. São consideradas uma nova forma de comunicação, tendo um elevado número de utilizadores e consumidores, o que facilita a promoção, a implementação e o desenvolvimento das marcas. O presente estudo tem como objetivo principal compreender a importância que as redes sociais têm para as Pequenas e Médias Empresas do distrito de Viseu. Com o propósito de se colocar em prática o procedimento empírico da presente investigação, optou-se por um desenho metodológico quantitativo de caráter exploratório-descritivo. A investigação passou por várias etapas. Começou-se por elaborar uma fundamentação teórica, a partir de uma revisão da literatura selecionada, baseada em artigos científicos e livros sobre a temática em estudo. Prosseguimos com o trabalho de pesquisa, tendo definido a metodologia, a caraterização do campo de estudo, da população e dos participantes. A par, elaborámos e testámos um inquérito por questionário para garantirmos a fiabilidade das respostas às suas questões. Aplicouse no campo de estudo e recolheu-se os respetivos dados, cujos resultados sistematizámos, analisámos estatisticamente e interpretámos, de modo a conseguirmos elaborar as considerações finais da investigação. Os resultados obtidos demonstram que a rede social mais utilizada pelas empresas é o Facebook, sendo utilizada, sobretudo, para fazerem publicidade a baixo custo, ganharem uma maior notoriedade da marca e divulgarem os seus produtos e serviços a um público-alvo mais abrangente.
- (es)passos de memória : projeto artísticoPublication . Pais, Filipa Andreia Gonçalves; Pinto, Maribel; Rodrigues, PaulaNeste projeto artístico trabalhamos sobre a questão do abandono e a sua ligação à memória. O aumento de edifícios industriais abandonados, que se tornam em lugares esquecidos, levou-nos a explorar o tema, com o intuito de os revalorizar e não deixar cair no esquecimento. A oscilação existente entre estes lugares e a sua memória incita-nos a refletir sobre este processo, que resulta de escolhas feitas pelo homem, nomeadamente, em lugares que serviram a comunidade durante muito tempo. A fotografia, como meio de expressão, apresenta-se num conceito simples, sem eufemismo, mas carregada de significados. É na simplicidade que se encontra a mais profunda sabedoria. Assim, propomo-nos criar um equilíbrio entre o conceito, a estética e o significado. Para além de ser um projeto conceptual, pretende ser informativo, prender a atenção, deixando transparecer um passado com relevância imediata para o presente e encorajar a pensar no futuro. Trabalhar no lugar permitiu criar atmosferas, incluir meios para contemplar uma experiência tridimensional, conferir vida às fotografias e ao lugar. Este trabalho teve como ponto de partida alguns conceitos e influências artísticas que, cruzados com o imprevisto e a intuição, próprios de uma metodologia baseada nas artes, resultaram numa criação original. Este projeto pretende pavimentar o caminho para uma mudança destes lugares condenados e contribuir para o alargamento da memória, enquanto selo identitário de uma comunidade.
- A importância do jogo lúdico na aprendizagem e na vida escolar da criançaPublication . Morais, Graça Maria Fernandes; Figueiredo, Abel; Eira, PauloNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio reflete o percurso nele efetuado. As intervenções realizadas em contexto de educação pré-escolar permitiram compreender a pertinência do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e como este constitui uma ferramenta facilitadora para o educador enquanto promotor de aprendizagens. Neste sentido, empreendemos uma investigação de índole qualitativa, em torno do jogo lúdico, neste ciclo de formação. Procuramos, por um lado, averiguar como aquele influência a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por outro lado, validar a sua utilidade, como estratégia de ensino, utilizada pelo educador. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: - O jogo tem um papel crucial para a aprendizagem e desenvolvimento (físico, motor, psicológico e cognitivo) completo e mais saudável das crianças do Jardim de Infância; - Permite que os papéis de educadores e crianças sejam realçados, na medida em que os primeiros podem aqui transmitir os seus conhecimentos bem como estratégias que adquiriram ao longo da experiência que têm comprovada. Já as crianças podem mostrar a sua essência e, através dela, enriquecer esse meio de aprendizagem; - As experiências livres são tão ou mais importantes que as delineadas (quer por meio de atividades diárias, quer por planos de atividades anuais, ou até planificações mensais) visto que é nelas que os educadores têm possibilidade de ver repercutido o seu trabalho; - A organização dos espaços é essencial, interior e exteriormente, tendo em conta que é neles que as crianças têm de se sentir seguras; estes espaços devem também ser potenciadores de convivências positivas, inter-relações criança-criança, educador-criança e auxiliar-criança de forma a incrementar a importância das relações (de amizade, respeito, colaboração, parceria, partilha, entre outras); - Os projetos também ganham um peso considerável ao envolverem pessoas de fora, para que mais uma vez, diferentes conhecimentos sejam transmitidos e enriquecidas as mentes destas crianças para o que as espera no futuro.
- Serological evidence of Toxoplasma gondii in hunted wild boar from PortugalPublication . Coelho, Catarina; Pinto, Madalena Vieira; Faria, Ana Sofia; Gonçalves, Hélia Vale; Veloso, Octávia; Cardoso, Maria das Neves Paiva; Mesquita, João Rodrigo; Lopes, Ana PatríciaToxoplasmosis is an important parasitic zoonosis with a worldwide distribution, being the parasitic disease with the highest occurrence in Europe. Wild boar has an important role in the epidemiological cycle of Toxoplasma gondii as an intermediate host, that can potentially infect humans when the meat is consumed raw or undercooked. The purpose of this work was to determine the presence of antibodies to T. gondii in serum of hunted wild boar. During the hunting season 2011/2012, sera samples were collected from 97 wild boar and tested for IgG antibodies to T. gondii, using the modified agglutination test. Twenty out of the 97 wild boar (20.6%) were seropositive for T. gondii IgG antibodies. Multivariate logistic regression analysis showed that males and older animals were associated with T. gondii seropositivity. These results show that T. gondii has an important presence in wild boar population from Portugal, suggesting a potential zoonotic risk for humans when wild boar meat or meat products are consumed raw or undercooked.
- A prática da interdisciplinaridade em projetos de educação tecnológicaPublication . Santiago, Maria do Rosário Almeida; Cardoso, Ana PaulaO presente trabalho de investigação tem como propósito averiguar a prática da interdisciplinaridade em projetos desenvolvidos na disciplina de Educação Tecnológica. Com este estudo, pretendemos compreender qual a importância atribuída pelos professores da disciplina de Educação Tecnológica do 3º CEB à prática da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos. Nesse sentido, para além dos docentes que lecionam a disciplina foram igualmente inquiridos os diversos interlocutores envolvidos neste processo, alunos do 3º CEB e entidades da comunidade circum-escolar, pertencentes a quatro agrupamentos de escola do distrito de Viseu. Em termos teóricos, procurámos problematizar o conceito da interdisciplinaridade e as inter-relações que estabelece com a disciplina de Educação Tecnológica na ótica de diversos investigadores, bem como o confronto dos diversos documentos legais decorrentes das políticas educativas que regulamentam a implementação de práticas interdisciplinares. Foi igualmente objeto de ponderação os fundamentos da disciplina de Educação Tecnológica, a sua estrutura metodológica e pedagógica. A componente de investigação empírica realizada constitui um estudo de caráter descritivo e exploratório, que se enquadra num paradigma quantitativo. A metodologia aplicada teve por base o inquérito por questionário a professores do 3º CEB e a alunos do 3º CEB, assim como a realização de entrevistas semiestruturadas às entidades representativas da comunidade local. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões dos professores, alunos e entidades da comunidade circum-escolar em relação à prática da interdisciplinaridade em projetos de Educação Tecnológica. Permitem ainda conhecer a importância atribuída à disciplina de Educação Tecnológica pelos diversos intervenientes envolvidos num contexto educativo alargado, bem como a relevância de projetos tecnológicos que requerem o intercâmbio entre a escola e o meio onde esta está inserida.