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O papel da escola e do ensino da Língua Portuguesa no processo de inserção de adultos migrantes nas grandes cidades

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Este artigo apresenta alguns questionamentos a respeito da importância da escola e do ensino do Português para adultos migrantes em situação de pouca escolarização1. Temos como contra-ponto da nossa reflexão: pesquisa realizada com brasileiros supra-escolarizados em Paris e, em situação de pouca escolarização em Gotemburgo. O material produzido pela Previdência Social e UNICEF fala da situação do trabalho infantil em partes do nordeste brasileiro. Mostra-nos como nossa sociedade tolera a exploração das crianças, abreviando o tempo do brincar e do estudar das mesmas, comprometendo os seus futuros. Alguns dos sujeitos desta pesquisa tinham poucas possibilidades de vida digna em seus locais de origem. Partir para São Paulo, torna-se uma possibilidade. Para os migrantes nesta megalópole e para as brasileiras nordestinas casadas com suecos -para obterem a permissão de emigrarem- o fator econômico, a luta pela sobevivência no cotidiano, expulsou estas pessoas de suas terras. Com os brasileiros em Paris, o fator econômico não foi o motivo principal que os levou a deixarem o Brasil. Destacamos : a ditadura militar e a possibilidade de estudos no exterior.

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Língua Portuguesa Ensino Escola

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Instituto Politécnico de Viseu

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