Repository logo
 
Publication

Usos, perceções e impactos do Instagram: um estudo com estudantes de ensino superior

dc.contributor.advisorMorais, Nídia Salomé
dc.contributor.authorPereira, Telma Marisa Trindade
dc.date.accessioned2024-01-15T11:29:05Z
dc.date.available2024-01-15T11:29:05Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.description.abstractIntitulada de “Usos, perceções e impactos do Instagram: um estudo com estudantes de ensino superior”, esta dissertação de mestrado procurou analisar de que forma os estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) usam esta rede social, e tentou encontrar indícios de como o Instagram poderá influenciar o sentimento de aprovação e validação social desses alunos. A rede social Instagram é uma rede social fortemente utilizada pelas gerações mais jovens que usam a plataforma com diversas finalidades e objetivos. Assim neste trabalho, procurou-se perceber de que forma o seu uso excessivo pode afetar as suas vidas, sobretudo no que toca ao processo de partilha de fotografias e aos impactos dessa finalidade existente no Instagram, que pode vir a ser usada incorretamente. Dessa forma numa primeira fase procedeu-se à elaboração da revisão de literatura sobre os principais temas de forma a apresentar a informação e os dados existentes sobre as diferentes gerações (Baby Boomers, Geracão X, Geração Y e Geração Z), sobre as redes sociais em geral, sobre o Instagram e o seu uso por parte dos jovens e sobre o fenómeno da fotografia e das selfies. Em termos metodológicos, optou-se pela realização de um estudo de caso com recurso a uma metodologia mista. Ao nível dos instrumentos de recolha de dados, procedeu-se à elaboração de um questionário que foi disponibilizado aos alunos das licenciaturas da ESEV. Em simultâneo, realizou-se um focus group com 6 participantes, também alunos da instituição. Através da análise dos resultados foi possível perceber que os alunos gostam de mostrar a sua melhor versão e editam as fotografias com esse propósito, no entanto estes revelam que não publicam em função do feedback que recebem dos outros utilizadores do Instagram, mas sim com base no que eles próprios sentem em relação às fotografias que partilham. Contudo, consideram que a rede social Instagram pode ser uma ferramenta de aprovação e validação social, na medida em que o feedback que recebem os faz sentir bem.pt_PT
dc.description.abstractEntitled “Uses, perceptions and impacts of Instagram: a study with higher education students”, this master's thesis sought to analyze how students at the Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) use this social network, and tried to find clues how Instagram can influence these students' feelings of approval and social validation. The social network Instagram is a social network heavily used by younger generations who use the platform for different purposes and objectives. Therefore, in this work, we sought to understand how its excessive use can affect their lives, especially when it comes to the process of sharing photographs and the impacts of this purpose on Instagram, which may end up being used incorrectly. Thus, in the first phase, a literature review was carried out on the main themes in order to present existing information and data on the different generations (Baby Boomers, Generation X, Generation Y and Generation Z), on social networks in general, about Instagram and its use by young people and about the phenomenon of photography and selfies. In methodological terms, it was decided to carry out a case study using a mixed methodology. In terms of data collection instruments, a questionnaire was drawn up and made available to ESEV degree students. At the same time, a focus group was held with 6 participants, also students at the institution. Through the analysis of the results, it was possible to understand that students like to show their best version and edit their photographs for this purpose, however, they reveal that they do not publish based on the feedback they receive from other Instagram users, but rather based on the that they themselves feel about the photographs they share. However, they consider that the social network Instagram can be a tool for social approval and validation, as the feedback they receive makes them feel good.pt_PT
dc.identifier.tid203465288pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8176
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectjovenspt_PT
dc.subjectselfiespt_PT
dc.subjectestudantespt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectSocial Mediapt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectyoung peoplept_PT
dc.subjectselfiespt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjecthigher educationpt_PT
dc.titleUsos, perceções e impactos do Instagram: um estudo com estudantes de ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
358-Dissertação de mestrado -3349-1-11-20240115.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: