Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Prática de ensino supervisionada e investigação sobre a qualidade das interações nas rotinas de cuidados no berçário

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório final de estágio aponta dois objetivos fundamentais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres de Mestrado e, também, analisar a qualidade das interações nas rotinas de cuidados no berçário. Neste sentido, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos acerca das nossas práticas e também perceber a importância das interações de qualidade que os profissionais de creche estabelecem com o grupo de crianças durante a rotina de cuidados. A investigação, de cariz exploratório e descritivo, centra-se fundamentalmente na análise das interações entre os profissionais de creche e os bebés. Para o efeito, recorremos à observação naturalista e a um instrumento de análise do empenhamento do adulto. Os resultados alcançados permitem concluir que cada contexto mostra realidades diferentes, no que diz respeito à qualidade das interações estabelecidas. Os três adultos em estudo apresentaram um estilo e atitudes de sensibilidade, uma vez que demonstraram ter atenção e cuidado com o bem-estar dos bebés. Tendo em conta o que observámos neste estudo, podemos afirmar que as interações estabelecidas entre os profissionais e os bebés em contexto de creche, ao longo das rotinas de cuidados, são muito importantes nos primeiros anos de vida da criança, uma vez que fomentam a estimulação da linguagem verbal da criança, desenvolvem o seu vocabulário e fortalecem os laços de vinculação entre o adulto e o bebé. E também pudemos apurar que nesta fase os bebés aprendem através da observação gostando de imitar o adulto. Para que as interações sejam de qualidade, o adulto tem que adotar um perfil que vá ao encontro das necessidades da criança e também de respeitá-la, cuidar dela e ter atitudes de sensibilidade para que esta se sinta segura, acarinhada e feliz.
Abstract This final report of internship identifies two fundamental goals: a critical reflection on the Supervised Teaching Practice performed during the second and third semesters of Masters and, also, to analyze the quality of interactions in routines of care in the nursery. In this sense, we used the materials formulated according to the internship, as well as reference authors and legislation in order to reflect on our practices and behaviors also the importance of quality interactions that childcare professionals establish with the group of children during routine care. This research, of the exploratory nature and descriptive focuses mainly on the analysis of interactions between child care professionals and babies. For this purpose we used naturalistic observation and an analytical tool of Adult's commitment.The results obtained allow us to conclude that each context shows different realities, with regard to the quality of the established interactions.The three adults in the study demonstrated a sensitivity of style and attitudes, once as demonstrated to have attention and care about the wellness of babies. Having regard to what we observed in this study we can say that the interactions established between professionals and babies in child care context along the care routines are very important in the early years of a child's life, since that promote stimulation verbal language of children, develop their vocabulary, strengthen the binding ties between the adult and the baby. And we could also determine at this stage babies learn through observation enjoying imitate the adult. So that the interactions are of quality the adult has to adopt a profile that meets the needs of the child and also respect it , take care and be sensitive to attitudes that feel safe, cherished and happy.

Description

Keywords

Estilo do Adulto Creche Crianças Interações Rotinas de Cuidados Adult Style Child care Children Interactions Care Routine

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License