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Avaliação de uma prática simulada na intervenção em catástrofe no serviço de urgência

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Situações de catástrofe e emergência com múltiplas vítimas ocorrem diariamente em diversas partes do mundo. O aumento da frequência de fenómenos naturais, riscos biológicos e radiológicos, bem como de conflitos humanos, destaca a necessidade de os enfermeiros fortalecerem suas competências em gestão de desastres. Para uma atuação eficaz, é essencial a atualização contínua por meio de formação e participação regular em exercícios práticos. Para promover a capacitação desses profissionais, foi realizada uma formação sobre o plano de catástrofe dirigida aos enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica da ULSG. A simulação foi utilizada como estratégia de ensino, proporcionando o desenvolvimento de competências técnicas e não técnicas, incluindo aprimoramento do raciocínio clínico, liderança e comunicação em equipe. O cenário simulado envolveu um acidente de viação com um autocarro transportando 15 jovens em viagem de estudo. O presente Relatório Final enquadra-se no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, no âmbito da unidade curricular de opção 8 – Estágio com relatório final em contexto de urgência e cuidados intensivos e o mesmo tem como pressuposto relatar e evidenciar, através de uma análise reflexiva, as competências comuns e específicas adquiridas no âmbito do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica A metodologia adotada baseou-se em um estudo quantitativo e qualitativo, com colheita de dados por meio de questionário sociodemográfico e profissional, além da aplicação da escala Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET-PT). Durante a simulação, foi utilizada uma grelha de observação baseada nos cartões de ação do plano de catástrofe da ULSG. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados destacam a importância da simulação na capacitação dos enfermeiros para a atuação em cenários de emergência, contribuindo para a melhoria das competências individuais e coletivas, bem como para a otimização da resposta institucional a situações críticas. Palavras-chave: Exercício de Simulação; Enfermagem de Cuidados Críticos; Enfermagem em Emergência.
Abstract Evaluation of a Simulated Practice in Disaster Intervention in the Emergency Service Disaster and emergency situations involving multiple victims occur daily in various parts of the world. The increasing frequency of natural phenomena, biological and radiological hazards, as well as human conflicts, highlights the need for nurses to strengthen their disaster management competencies. For effective intervention, continuous training and regular participation in practical exercises are essential. To enhance the training of these professionals, a disaster plan training session was conducted for the nurses of the medical-surgical emergency service at ULSG. Simulation was used as a teaching strategy, fostering the development of both technical and non-technical skills, including the improvement of clinical reasoning, leadership, and team communication. The simulated scenario involved a road traffic accident with a bus carrying 15 students on a study trip. This Final Report is part of the master’s degree in medical-surgical Nursing, specializing in Nursing for Critically Ill Patients, within the elective course 8 – Internship with a Final Report in the Context of Emergency and Intensive Care. Its purpose is to describe and demonstrate, through a reflective analysis, the common and specific competencies acquired in the field of Medical-Surgical Nursing (MSN) in the area of Critical Care Nursing. The methodology adopted was based on quantitative and qualitative study, with data collection carried out through a sociodemographic and professional questionnaire, as well as the application of the Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET-PT). During the simulation, an observation grid based on the action cards from the ULSG disaster plan was used. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. The results highlight the importance of simulation in training nurses for emergency scenarios, contributing to the improvement of both individual and collective competencies, as well as optimizing the institutional response to critical situations. Keywords: Simulation Exercise; Critical Care Nursing; Emergency Nursing.

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Keywords

Acidentes de trânsito Desastres Enfermagem de cuidados críticos Enfermagem de emergência Enfermagem médico cirúrgica Planeamneto em desastres Serviço de urgência hospitalar Treinamento por simulação Accidents traffic Critical care nursing Disaster planning Disasters Emergency nursing Emergency service hospital Medical surgical nursing Simulation training

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