Repository logo
 
Publication

Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in) sucesso na aprendizagem

dc.contributor.advisorRibeiro, Esperança Jales
dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.authorAlmeida, Francisca Joana Henriques
dc.date.accessioned2013-12-09T12:12:06Z
dc.date.available2013-12-09T12:12:06Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractO processo de ensino – aprendizagem tem sido ao longo dos tempos, alvo de vários estudos com o intuito de criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mas para que estas condições surtam os devidos efeitos é necessário conhecer os múltiplos fatores que as podem influenciar. Neste sentido, é de extrema importância averiguar de que forma os docentes podem ajudar os seus alunos no decorrer das práticas letivas. A motivação tem sido referenciada, como sendo um conceito multifacetado que engloba um conjunto de fatores que podem influenciar a aprendizagem dos alunos, existindo deste modo, um ramo particular de motivação, designada por motivação escolar. Esta pode ajudar ou não, os alunos no seu rendimento escolar. Atualmente tem-se ouvido muito falar do (in) sucesso escolar dos alunos, e que este provém também de muitos fatores, nomeadamente a motivação, quer por parte dos alunos como por parte dos docentes. Assim, o presente estudo tem como intuito avaliar a relação entre a motivação e o sucesso escolar na aprendizagem de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e de que forma a motivação pode potenciar ou não o sucesso escolar dos alunos. Para a concretização do presente estudo foram realizadas entrevistas a nove professores do 1º ciclo do ensino básico, a fim de averiguar as suas opiniões acerca do tema em questão. A grande parte das entrevistas têm pontos em comum que nos faz concluir que a motivação é sem dúvida um aspeto muito importante a ter em conta para um bom rendimento escolar dos alunos.por
dc.description.abstractThe process of teaching - learning has been over time, the target of several studies in order to create favorable conditions for their development. But for these conditions surtam all intents and purposes it is necessary to know the various factors that can influence. In this sense, it is extremely important to ascertain how teachers can help their students during Semester practices. The motivation has been referenced as a multifaceted concept that encompasses a set of factors that may influence student learning, there therefore a particular branch of motivation, designated school motivation. This may or may not help the students in their school performance. Currently has heard a lot about the (in) students' achievement, and that this also comes from many factors, including motivation, either by the students and by the teachers. Thus, this study is aimed to evaluate the relationship between motivation and academic success of students in learning the 1st cycle of basic education and how motivation can potentiate or not the students' achievement. For the realization of this study were interviewed nine teachers of the 1st cycle of basic education in order to ascertain their views on the topic in question. A large part of the interviews have in common that makes us conclude that the motivation is certainly a very important aspect to take into account for a good performance of pupils.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1950
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.titlePráticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in) sucesso na aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 5
No Thumbnail Available
Name:
capa-esev-105_2.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
capa-esev-sem-lombada.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Declaração de integridade cientifica.pdf
Size:
260.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
R_B_FINAL - COMPOSTO - Joaninha CORR.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Resumo - FINAL.pdf
Size:
127.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: