Repository logo
 
Publication

Práticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação Social

dc.contributor.authorMorais, Nídia Salomé
dc.contributor.authorMartins, Joana
dc.contributor.authorMidões, Miguel
dc.date.accessioned2023-03-08T15:15:24Z
dc.date.available2023-03-08T15:15:24Z
dc.date.issued2022-06-22
dc.date.updated2023-03-08T14:24:20Z
dc.description.abstractNo âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, que tem como principal objetivo avaliar o grau de literacia dos alunos desta área de formação ao longo dos três anos do seu percurso académico no curso de Comunicação Social, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Para a concretização dos objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório e optou-se pela implementação de um questionário online para a recolha de dados. Especificamente neste artigo analisam-se os resultados relativos à primeira secção do questionário e que dizem respeito às práticas e consumo de media pelos estudantes. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos recorrem essencialmente às redes sociais e à televisão para se informarem sobre o que acontece no país e no mundo, sendo o jornal impresso o meio menos utilizado. Em termos do uso de dispositivos e tecnologias, a maioria dos estudantes considera que as principais funções da internet são informar e entreter, usam maioritariamente o smartphone para estabelecer e manter contactos e as redes sociais têm como principal função o entretenimento. A pertinência e o principal contributo deste estudo passam, entre outros, por permitir a caracterização de hábitos e práticas de consumo de media, bem como possibilitar a identificação de estratégias específicas para uma geração que tem claramente diferentes hábitos de consumo de informação.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents partial results of the project "Media Literacy in Higher Education: an exploratory study with Social Communication students", whose main objective is to assess the degree of literacy of students in this area of training over the three years of their academic career in the Social Communication course, taught at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu. To achieve the objectives, a descriptive and exploratory study was developed and an online questionnaire was used for data collection. Specifically in this article, we analyze the results related to the first section of the questionnaire and related to student’s media consumption and practices. The results obtained allow us to conclude that students essentially use social media and television to keep themselves informed about what happens in the country and in the world, with the printed newspaper being the least used medium. In terms of the use of devices and technologies, most students consider that the main functions of the internet are to inform and entertain, they mostly use the smartphone to establish and maintain contacts, and the main function of social networks is entertainment. The relevance and main contribution of this study is, among others, to allow the characterization of habits and practices of media consumption, as well as to enable the identification of specific strategies for a generation that clearly has different habits of information consumption.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, N. S., Martins, J., & Midões, M. (2022). Media consumption and practices in higher education: An exploratory study with social communication students. 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1–6. https://doi.org/10.23919/CISTI54924.2022.9820341pt_PT
dc.identifier.doi10.23919/CISTI54924.2022.9820341pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3040790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7634
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationPROJ/I&DI/CI&DEI/001pt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectConsumo de mediapt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectMedia Consumptionpt_PT
dc.subjectMedia literacypt_PT
dc.titlePráticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação Socialpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1610pt_PT
oaire.citation.startPage1605pt_PT
oaire.citation.title17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)pt_PT
person.familyNameNina de Morais
person.familyNameMartins Mota
person.familyNameMidões
person.givenNameNídia Salomé
person.givenNameJoana
person.givenNameMiguel
person.identifier2742988
person.identifier.ciencia-id6210-28D3-3D78
person.identifier.ciencia-idD111-0954-DE13
person.identifier.ciencia-id571A-3B98-5143
person.identifier.orcid0000-0001-5680-4778
person.identifier.orcid0000-0002-1667-7513
person.identifier.orcid0000-0001-9492-9918
rcaap.cv.cienciaidD111-0954-DE13 | Joana Martins
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication09ca8b2b-85fe-4924-9aec-c0025def281e
relation.isAuthorOfPublication78f7d245-5128-4307-a7aa-cea6c926f798
relation.isAuthorOfPublication12f85f02-5d98-4250-9049-bb91ce4763ab
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12f85f02-5d98-4250-9049-bb91ce4763ab

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Media_consumption_and_practices_in_higher_education__An_exploratory_study_with_social_communication_students.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: