Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.48 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os recentes desenvolvimentos tecnológicos têm vindo a alterar as estratégias
empresariais e o comportamento do consumidor. O surgimento das redes sociais veio
mudar as regras de comunicação de marca. A comunicação é agora transparente e
interativa, deixou de se fazer numa única direção e passou a ter múltiplas
participações.
Dada esta conjuntura o desafio está em garantir a eficácia das ações de marketing e
comunicação das empresas, numa fase em que o consumidor tem o poder da
informação e de decisão. A solução passa por estabelecer relações de confiança e
proximidade com os consumidores. Nas redes sociais a construção de
relacionamentos é exponencialmente aumentada, sem restrições no que diz respeito
ao espaço e ao tempo. Assim, são cada vez mais as marcas que não prescindem de
uma presença nas redes sociais para construir relações próximas com os
consumidores, alcançando vantagens competitivas no mercado.
É perante esta tendência que surge este projeto de investigação. Considera-se
pertinente perceber o comportamento dos consumidores portugueses nas redes
sociais, analisar a sua relação com as marcas e consequências nas decisões de
compra. Procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamento do tema
e recorreu-se à aplicação de questionários para estudar o comportamento dos
utilizadores de redes sociais. Os resultados realçam a exponencial utilização e a
crescente tendência de acompanhar marcas nas redes sociais. Verifica-se que os
consumidores esperam alcançar benefícios pessoais com a proximidade às marcas e
que o acompanhamento destas nas redes sociais, influencia o comportamento de
compra.
ABSTRACT
Recent technological developments are changing businesses’ strategies and consumer
behavior. The emergence of social networks has changed the rules of brand
communication. Nowadays, communication is transparent and interactive; it no longer
has a single direction and has started to have multiple participations.
In this structure the challenge is to make brand communication
reach their audiences, when the consumer has the power of information and decisionmaking.
The solution is to establish trust and proximity relationships with consumers. In
social networks relationship building has increased, with no restrictions in relation to
space and time. Therefore, many brands do not discontinue their presence in social
networks in order to build closer relationships with consumers, to achieve competitive
advantages in the market.
This research project emerges according to this trend. It is pertinent to realize that the
behavior of Portuguese consumers in social networks, analyze their relationship with
brands and their impact on purchasing decisions. A bibliographic content related to the
theme was collected and questionnaires were conducted to study the behavior of social
networks’ users. The results emphasize the exponential use of social networks and the
increasing tendency to follow brands. It appears that consumers expect to
achieve personal benefits with proximity to the brands and monitoring brands in social
networks influences buying behaviour.
Description
Keywords
Marcas Redes sociais Web 2.0 Comunicação Consumidor
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu