Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sensibilização contra a violência no namoro : um projecto de acção em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAPA + CC Regina Dias.pdf119.47 KBAdobe PDF Download
Projecto Regina Dias.pdf839.13 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

RESUMO A Escola tem, na actualidade, um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral dos jovens, que lhe é conferido pelas finalidades a que se propõe e pelo papel dos seus agentes educativos. De acordo com o Despacho n.º 19737/2005, de 15 de Junho, esta instituição é, nesta perspectiva, nomeadamente responsável por educar para a Sexualidade e para a Saúde com o objectivo de prevenir comportamentos de risco. Este foi, pois, o contexto escolhido para a proposta de desenvolvimento de um Projecto de Acção a ser implementado em colaboração com o PES (Projecto de Educação para a Saúde), num estabelecimento de ensino na zona norte do país. Os seus objectivos são a sensibilização contra a violência no namoro e a apresentação de um programa de prevenção que simultaneamente sensibilize para a problemática, avalie as crenças dos jovens e eduque para os afectos. Apresentar-se-á neste trabalho, de forma sustentada por um diagnóstico de necessidades empírico, um programa de intervenção de natureza socioeducativa que se propõe a promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nos jovens, de modo a capacitar para escolhas informadas na sua sexualidade, permitindo assim que se sintam seguros nas suas opções.
ABSTRACT School has, at present, a very important role in promoting teenagers’ integral development, which is given by its goals and by its educative agents’ roles. According to the Order nr. 19737/2005, 15th June, this institution is, according this perspective, responsible for the educations to the sexuality and health, in order to prevent risk behaviors. This was the context chosen to propose the development of an action project to be implemented with the PES (Project to the Health Education) collaboration, in a educational establishment in the north zone of the country. Its objectives are to sensitize against dating violence and present a prevention program that evaluates teenagers’ beliefs and educates for the affections. This work is supported by an empirical diagnosis of needs and will present a program of socio-intervention to promote the development of personal and social skills in young people to enable them for informed choices in their sexuality, so that they feel informed and insured of their choices.

Description

Keywords

Violência no Namoro Intervenção Socioeducativa Escola Prevenção Crenças

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu

CC License