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Face à atual crise socio-económica, limitações geográficas e dimensão do mercado nacional, as empresas portuguesas têm que recorrer a novos mercados externos para poderem ser auto-sustentáveis. A procura de novos mercados, vem obrigando as empresas a mudar de mentalidade, incorporando novas metodologias que visam uma redução de custos, através da otimização e flexibilização da produção, tornado-as adaptáveis à volatilidade de um mercado globalizado. A indústria cerâmica constitui um exemplo real, onde se podem observar os parâmetros e os factores subjacentes e consequentes desta crise. Com um mercado interno demasiadamente pequeno, o sector assumiu uma vertente eminentemente exportadora e, nessa medida, conseguiu adaptar-se às exigências de um mercado externo, onde predominam a qualidade e o design, suportados numa permanente inovação tecnológica e num know-how e processos mais eficientes. No que concerne à indústria cerâmica, Portugal possui, assumidamente, fatores que o favorecem no contexto europeu, pela existência de matérias-primas de excelente qualidade, e por tradição associada a uma mão-de-obra e tecnologia especializadas. Este documento, configura um Relatório de Estágio, realizado em sectores fabris específicos, onde a empresa entendeu ser fundamental a aplicação de metodologias Lean e, através da obtenção de melhores índices de produtividade, ser possível responder às exigências crescentes do mercado internacional. melhorando a sua posição competitiva.
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Keywords
Metodologia Lean Otimização Processos e competitividade