Publication
Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura professora
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2012-08-27T08:27:16Z | |
dc.date.available | 2012-08-27T08:27:16Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Este texto apresenta um estudo de caso, de natureza interpretativa, focado nas concepções de comunicação matemática de uma futura professora, que está a iniciar um curso de Educação Básica (1.º ciclo de estudos, que dá acesso aos segundos ciclos de formação de professores – 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – e educação de infância). O estudo foi orientado por dois objectivos: (i) conhecer as concepções de uma futura professora sobre a comunicação matemática e o papel que esta desempenha na aprendizagem e no ensino da disciplina; (ii) compreender como evoluem essas concepções sobre a comunicação matemática e qual o papel da formação inicial nesse processo de desenvolvimento. Os dados recolhidos, através de inquérito por entrevista, mostram que a jovem futura professora defende um modo de comunicação reflexiva na aprendizagem da disciplina, que, embora consonante com o seu estilo pessoal, contrasta com a sua experiência de aluna no ensino secundário. A experiência no ensino superior, embora ainda no princípio, revela já a sua influência na forma como concebe o papel da linguagem matemática na comunicação e no valor da discussão na aprendizagem. | por |
dc.identifier.citation | Menezes, L. (2010). Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura professora. In L. Santos (Ed.).Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática (pp. 238-253). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação. ISSN: 2182-0023 | por |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1143 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | comunicação matemática | por |
dc.subject | futuros professores | por |
dc.title | Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura professora | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 253 | por |
oaire.citation.startPage | 238 | por |
oaire.citation.title | Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática | por |
oaire.citation.volume | 1 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |