Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
204.65 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Para os paĆses e em particular para os destinos turĆsticos Ć© importante saber o que leva as pessoas a esse destino e que o destino tem para oferecer aos turistas. Assim, o sucesso do marketing dos destinos turĆsticos depende muito do conhecimento das motivaƧƵes de viagem dos turistas, e das razƵes que levam a que o mesmo viste uma regiĆ£o em detrimento de outra. Este estudo adotou um modelo baseado nas motivaƧƵes push e pull, como ferramenta concetual. Com a pouca informação disponĆvel a respeito das pessoas que visitam o Douro, nomeadamente no que diz respeito aos fatores motivacionais, procurou-se fazer um levantamento exaustivo para identificar os mesmos. Deste modo, foram feitas entrevistas exploratórias, uma revisĆ£o bibliogrĆ”fica em termos de motivaƧƵes push e pull e de seguida foi aplicado um inquĆ©rito para identificar as principais motivaƧƵes destes turistas. Os turistas identificaram diferentes tipos de motivaƧƵes com diferentes pesos e influencia no seu comportamento. Estes resultados podem ter implicaƧƵes importantes no marketing da regiĆ£o do Douro, especialmente na identificação das motivaƧƵes e consequente segmentação de mercados, na criação de pacotes turĆsticos, na promoção do destino, bem como nas decisƵes de desenvolvimento que se possa adotar para o mesmo.
Description
Keywords
Douro MotivaƧƵes Push e Pull Turista
Citation
Publisher
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)