Repository logo
 
Publication

Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógico

dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2020-09-16T15:30:43Z
dc.date.available2020-09-16T15:30:43Z
dc.date.issued2020-06-04
dc.date.updated2020-08-15T22:59:46Z
dc.description.abstractNeste estudo, é problematizada a interação sociocultural, a dialogicidade, a comunicação pedagógica e a função, os tipos e os requisitos do feedback pedagógico. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Procura-se compreender em que termos o feedback pedagógico é percecionado e entendido pelos professores, conhecer os tipos de feedback pedagógico que são solicitados aos alunos sobre o trabalho do professor, e desenvolver uma compreensão sobre a forma como os alunos são envolvidos nas atividades de sala de aula. Segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de questionários, aplicados a professores e a alunos, complementado com a análise de alguns documentos escolares. Concludentemente, privilegia-se o feedback de reforço e corretivo, por meio do qual a intervenção do professor se repercute sobre a motivação e disponibilidade do aluno para a atividade e envolvimento ativo em sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractIn this study, socio-cultural interaction, dialogicity, pedagogical communication and the function, types and requirements of pedagogical feedback are problematized. The concept of pedagogical feedback is understood as a basic requirement for students' learning progress. It seeks to understand in what terms pedagogical feedback is perceived and understood by teachers, to know the types of pedagogical feedback that students are asked to do about the teacher's work, and to develop an understanding of how students are involved in classroom activities. It follows the case study methodological approach, favoring the use of questionnaires administered to teachers and students, complemented by the analysis of some school documents. Conclusively, the strengthening and corrective feedbacks are emphasized, through which teacher intervention has an impact on the availability and motivation of the student for the activity and active engagement in classroom.pt_PT
dc.description.abstractEn este estudio se problematiza la interacción sociocultural, la dialogicidad, la comunicación pedagógica y la función, los tipos y los requisitos de la retroalimentación pedagógica. El concepto de retroalimentación pedagógica se entiende como un requisito básico para el progreso del aprendizaje de los estudiantes. Se busca comprender en qué términos la retroalimentación pedagógica es percibida y comprendida por los maestros, conocer los tipos de retroalimentación pedagógica que se les pide a los estudiantes sobre el trabajo del maestro, y desarrollar una comprensión de cómo los estudiantes participan en las actividades del aula. Se adopta el enfoque metodológico del estudio de caso, favoreciendo la utilización de cuestionarios administrados a los profesores y estudiantes, complementado con el análisis de algunos documentos de la escuela. En conclusión, el refuerzo y la retroalimentación correctiva son privilegiados, a través de los cuales la intervención del maestro afecta la motivación y la disponibilidad del estudiante para la actividad y la participación activa en el aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1982-1247
dc.identifier.slugcv-prod-1995002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6365
dc.language.isoN/Apt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectFeedback pedagógicopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnvolvimento e motivação dos alunospt_PT
dc.subjectTrabalho pedagógico do professorpt_PT
dc.titleInterações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.issue14pt_PT
oaire.citation.startPage76pt_PT
oaire.citation.titleRevista Psicologia em Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Revista_Psicologia_em_Pesquisa_2020.pdf
Size:
483.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: