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Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professores
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Martins, Rosa | |
dc.contributor.author | Marques, Olivia | |
dc.date.accessioned | 2017-01-23T16:46:00Z | |
dc.date.available | 2017-01-23T16:46:00Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Introdução: Um plano de transição para a vida adulta, elaborado e delineado para o indivíduo deve, necessariamente, dotar o jovem com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de competências fundamentais para o exercício da sua vida quotidiana, no sentido de perspetivar a sua plena inclusão . Objetivo: Analisar a perceção dos professores, de um Agrupamento de Escolas, relativamente ao desenvolvimento do processo de transição para a vida adulta (TVA) de alunos com NEE. Metodologia: É uma investigação de natureza quantitativa, transversal e descritiva. O instrumento de recolha de dados utilizado, agrega três secções: A secção A visa proceder a uma caracterização dos participantes; a secção B objetiva o conhecimento e a opinião dos professores, centrados nas suas práticas, relativamente ao processo de TVA; e a secção C procura identificar a perceção dos professores e as opções de mudança, no que concerne ao desenvolvimento do processo de transição dos alunos com NEE. A amostra é constituída por 48 professores. Resultados: A amostra é constituída principalmente por indivíduos do sexo feminino, a média de idades é de 41,52 anos, todos com licenciatura, existindo 25% com formação especializada no âmbito da educação especial. A TVA é percecionada como um processo contínuo ao longo do percurso escolar do aluno, principalmente destinada aos que têm Currículo Específico Individual (CEI), procurando assegurar, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e laborais . O Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT) são considerados os principais documentos norteadores. São destacadas como dificuldades de maior relevância, a oferta de emprego, a falta de empresas para receberem os alunos, parcos recursos humanos e parcerias insuficientes. Conclusão: As perceções apresentadas revelam um número significativo de barreiras no Agrupamento, ao desenvolvimento e à operacionalização dos processos de transição, colocam em causa o adequado desenvolvimento de saberes e experiências válidos que permitam, quando saem da escola, corresponder às exigências que lhes são colocadas pela sociedade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Campos, S., Martins, R., & Marques, O. (2016). Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais: As perceções dos professores. Gestão e Desenvolvimento, 24, 231-247. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0872-556X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4083 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Escola Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Transição para a Vida Adulta | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Perceção de professores | pt_PT |
dc.title | Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 247 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 24 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 231 | pt_PT |
oaire.citation.title | Gestão e Desenvolvimento | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |