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Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professores

dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.contributor.authorMarques, Olivia
dc.date.accessioned2017-01-23T16:46:00Z
dc.date.available2017-01-23T16:46:00Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIntrodução: Um plano de transição para a vida adulta, elaborado e delineado para o indivíduo deve, necessariamente, dotar o jovem com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de competências fundamentais para o exercício da sua vida quotidiana, no sentido de perspetivar a sua plena inclusão . Objetivo: Analisar a perceção dos professores, de um Agrupamento de Escolas, relativamente ao desenvolvimento do processo de transição para a vida adulta (TVA) de alunos com NEE. Metodologia: É uma investigação de natureza quantitativa, transversal e descritiva. O instrumento de recolha de dados utilizado, agrega três secções: A secção A visa proceder a uma caracterização dos participantes; a secção B objetiva o conhecimento e a opinião dos professores, centrados nas suas práticas, relativamente ao processo de TVA; e a secção C procura identificar a perceção dos professores e as opções de mudança, no que concerne ao desenvolvimento do processo de transição dos alunos com NEE. A amostra é constituída por 48 professores. Resultados: A amostra é constituída principalmente por indivíduos do sexo feminino, a média de idades é de 41,52 anos, todos com licenciatura, existindo 25% com formação especializada no âmbito da educação especial. A TVA é percecionada como um processo contínuo ao longo do percurso escolar do aluno, principalmente destinada aos que têm Currículo Específico Individual (CEI), procurando assegurar, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e laborais . O Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT) são considerados os principais documentos norteadores. São destacadas como dificuldades de maior relevância, a oferta de emprego, a falta de empresas para receberem os alunos, parcos recursos humanos e parcerias insuficientes. Conclusão: As perceções apresentadas revelam um número significativo de barreiras no Agrupamento, ao desenvolvimento e à operacionalização dos processos de transição, colocam em causa o adequado desenvolvimento de saberes e experiências válidos que permitam, quando saem da escola, corresponder às exigências que lhes são colocadas pela sociedade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCampos, S., Martins, R., & Marques, O. (2016). Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais: As perceções dos professores. Gestão e Desenvolvimento, 24, 231-247.pt_PT
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4083
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectTransição para a Vida Adultapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectPerceção de professorespt_PT
dc.titleTransição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage247pt_PT
oaire.citation.issue24pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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