ESSV - UECA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Amamentação e Covid-19: contributos para práticas segurasPublication . Galvão, Dulce; Batoca Silva, ErnestinaIntrodução: A amamentação do bebé de mães com COVID-19 pode associar-se a riscos de transmissão do vírus através do leite materno, justificando-se a adoção de práticas seguras. Objetivos: Identificar as recomendações da OMS sobre amamentação e Covid-19. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada em março de 2020 no sítio web da OMS, utilizando-se os descritores “breastfeeding”, “pregnancy”, “childbirth”, “health knowledge, attitudes, practice” e “COVID-19”. Resultados: Existe evidência em sete documentos da OMS que em mulheres com COVID-19 a amamentação deve ser aconselhada, uma vez que o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou do leite materno, contudo é primordial apoiar a mãe a amamentar com segurança e com medidas de higiene respiratória, lavar as mãos antes e depois de tocar o bebé e higiene das superfícies com que contacta. Conclusões: O conhecimento científico disponível sobre COVID-19 e amamentação encontra-se em constante evolução, devendo os profissionais de saúde apoiar a amamentação e gerir as dificuldades, tomando todas as precauções no sentido de prevenir e controlar o risco de infeção
- Learning Performance and School Dropout in Higher EducationPublication . Ferreira, Manuela; Cabral, L.; Campos, Sofia; Duarte, João; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Guiné, Raquel
- Parents' experiences about their child's type 1 diabetesPublication . Batoca Silva, Ernestina; Macedo, Marina; Silva, Daniel; Ferreira Aparício Costa, Maria Da GraçaIntroduction: Type 1 Diabetes Mellitus is a chronic disease that is expanding and increasingly affects children and adolescents, resulting in changes in their lifestyle as well as in their family’s. Objective: To identify the experiences of parents regarding their child's Diabetes Mellitus. Methods: Qualitative, phenomenological study, having as participants 14 parents of children and adolescents who have diabetes and are followed up in consultations. We used the semi-structured interview and carried out content analysis. Results: Diabetes in children leads to a family restructuring and in particular to changes in diet and relationships with other children; represents a load of negative feelings and fears that lead to the demand for new parental skills and to the appreciation of health professionals and supports received. Conclusions: The results can help health professionals in the development of parental role, namely in accepting and adapting to the disease, in overcoming the difficulties and, above all, in improving the family's quality of life.
- Perceção parental sobre hábitos e qualidade do sono das crianças em idade pré-escolarPublication . Silva, Ernestina Maria Batoca; Simões, Paula Alexandra Duarte; Macedo, Mónica Cristina dos Santos Amaral de; Duarte, João Carvalho; Silva, Daniel MarquesEnquadramento: A qualidade do sono é determinante para o bem-estar durante o dia e para otimizar o desempenho nas atividades de cada criança. Objetivos: Caracterizar os hábitos e a qualidade de sono percebidos pelos pais das crianças em idade pré-escolar. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional. Amostra não probabilística com 642 pais de crianças que frequentavam o ensino pré-escolar dos concelhos de Albergaria-a-Velha (64,2%) e Águeda (35,8%). Utilizou-se o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Resultados: Apurou-se que 64,8% das crianças foi classificada como tendo boa qualidade de sono; 47,2% demoram a adormecer entre 16 a 30 minutos; 88,3% dormem entre 09h30 e 10h30 horas; 84% apresentam uma eficiência habitual do sono muito boa; 75,4% referem perturbação do sono; 97,5% não usam medicação para dormir e 76,6% não referem disfunção diurna. Conclusão: Embora a qualidade do sono seja boa na maioria das crianças, foram identificados vários aspetos preocupantes. Assim, é necessário que seja fornecida educação sobre a higiene do sono aos pais e à comunidade pré-escolar.
- Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicosPublication . Martins, Conceição; Campos, Sofia; Duarte, João; Martins, Rosa; Moreira, Teresa; Chaves, CláudiaCONTEXTO: A exposição recorrente a situações de Stress pode levar a Burnout, síndrome psicológica em resposta a fatores de Stress crónicos no trabalho. O ensino de Enfermagem desperta interesse relativamente ao Stress e Burnout dos futuros enfermeiros, pois considera-se que os estudantes vivenciam situações, que sendo stressantes para os enfermeiros, também o podem ser para eles. OBJETIVO(S): Identificar situações indutoras de Stress e Burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos; Analisar a influência das variáveis sociodemográficas e académicas no Stress e Burnout. METODOLOGIA: Estudo quantitativo e descritivo e correlacional. Amostra de 236 estudantes em ensino clínico, recolha de dados com questionário sociodemográfico e caracterização académica, Escala KEZKAK e Inventário de Burnout de Maslach. RESULTADOS: A amostra demonstra índices de saúde baixos; Os enfermeiros estão vulneráveis ao stress; O stress produzido pelas circunstâncias organizacionais, a totalidade da amostra revela elevados índices de stress e o seu bem-estar biopsicossocial, manifestamente afetado. CONCLUSÕES: Amostra maioritariamente feminina (78.4%), idade média 21.17 anos (.2.487 Anos); prevalência de estudantes a frequentarem o 3º e 4º ano (42.8% vs. 43.2%). Predomínio de Stress moderado (47.0%). Situações que causam Stress aos estudantes: “Não controlar a relação com o doente/utente” 49.36 (±16.458), “Falta de competência” (M=48.55; ±21.043), “Relação com supervisor e colegas” (M=44,95), “Sobrecarga” (M=40,85), “Impotência e incerteza” (M=44.43). Prevalência de baixo Burnout com percentuais mais elevados em todas as variáveis sociodemográficas e académicas. As variáveis sociodemográficas e académicas com significado estatístico no Burnout foram o sexo, a idade e a coabitação em tempo de aulas.
- A situação de crise em Portugal e a saúde mental dos profissionais de saúdePublication . Cabral, Lídia; Duarte, João Carvalho; Silva, Daniel; Gonçalves, Amadeu Matos; Silva, ErnestinaCONTEXTO: O impacto da crise económica faz-se sentir nas relações laborais e exerce influência na satisfação e na saúde mental dos profissionais de saúde, levando a desmotivação, angústia, ansiedade, tristeza, depressão e sentimentos de solidão. OBJETIVOS: Analisar a relação entre a situação económica e a saúde mental dos profissionais de saúde; identificar variáveis sociodemográficas e de contexto profissional que interferem na saúde mental dos profissionais de saúde. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Utilizou-se o questionário de caracterização sociodemográfica e situação económica e o Inventário de Saúde Mental. A amostra foi constituída por 116 profissionais de saúde. RESULTADOS: As mulheres estão em maioria, prevalece o grupo de idades compreendidas entre os 28 e os 34 anos, residentes em zona rural, com o ensino superior, com um vínculo à instituição de contrato a termo certo. A maioria (92,1%) admite que a crise económica os afetou por cortes salariais e instabilidade laboral e no último ano 61,5% sentiram ansiedade e 47,7% um sentimento de tristeza. A idade e a profissão interferiram na perceção da saúde mental. Foram os mais novos e os enfermeiros que apresentaram uma perceção da sua saúde mental mais baixa CONCLUSÃO: A situação económica assumiu-se como preditora de saúde mental numa relação inversa com as dimensões do Inventário de Saúde Mental, ou seja, quanto pior a situação económica, maiores os valores do inventário da saúde mental (ansiedade, depressão, perda de controlo, afetos positivos e laços emocionais).
- Perceção dos profissionais de saúde sobre a cultura de segurança do doente pediátricoPublication . Silva, Ernestina; Pedrosa, Dora Lúcia Lopes; Leça, Andrea Patrícia Correia de; Silva, Daniel Marques daEnquadramento: A cultura de segurança de qualquer organização tem especial significado para os doentes, pagadores, gestores e prestadores de cuidados, sendo um fenómeno passível de ser avaliado nas várias dimensões que integra. Objetivo: Avaliar a cultura de segurança do doente pediátrico percecionada pelos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo quantitativo de cariz descritivo. A amostra é não probabilística, constituída por 258 profissionais de saúde a exercer funções em serviços pediátricos e neonatais de 2 hospitais/centros hospitalares portugueses. O instrumento baseia-se no Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados: A maioria dos profissionais considera a segurança do doente boa ou muito boa. A dimensão Trabalho em Equipa destacou-se pela positiva, sendo o Apoio à Segurança do Doente pela Gestão e Resposta ao Erro não Punitiva consideradas problemáticas. Mais de 79% dos profissionais não notificou eventos/ocorrências nos últimos 12 meses. Conclusão: Estes dados sugerem ser necessário investir numa cultura de segurança que promova a notificação voluntária e não punitiva do erro e incidentes adversos.
- The help relationship in clinical nursing educationPublication . Silva, Ernestina; Maia, Maria Lucinda; Silva, Daniel; Rocha, Amarílis; Duarte, JoãoThe clinical nursing education involves considerable effort from students. They established interpersonal relationships and they are active participants in this process. What is the perception of nursing students and the parents of the children in the help relationship (HR) developed during the clinical training were some of our research questions. We aimed to identify factors that influence interpersonal relations between nursing students and the mothers of hospitalized children; analyze the relationship between the perspective of students and the parents of the children on the HR developed during the clinical training; identify feelings experienced by students and parents in the relational process of care taking. As methods quantitative, descriptive and correlational study, conducted in a sample of 139 nursing students and 73 mothers of hospitalized children. It was used a questionnaire, which includes socio-demographic, training and clinical characterization and the BarrettLennard Relationship Inventory (BLRI), which evaluates the help relationship in four dimensions have been used. The dimensions of help relationship - Level of Regard, Empathic Understanding and Unconditionally Respect - are scored positively by students and mothers. The Congruence of performance is evaluated negatively by mothers while students are evaluated positively. Prevailing negative feelings referenced by students and the positive feelings by mothers. The perception of help relationship is influenced by some socio-demographic variables of students and mothers. All dimensions establish a dependent relationship with the group of students and mothers. The perception of students on the HR is positive, the perception of mothers regarding student performance is also positive, except in Congruence.
- Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professoresPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Marques, OliviaIntrodução: Um plano de transição para a vida adulta, elaborado e delineado para o indivíduo deve, necessariamente, dotar o jovem com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de competências fundamentais para o exercício da sua vida quotidiana, no sentido de perspetivar a sua plena inclusão . Objetivo: Analisar a perceção dos professores, de um Agrupamento de Escolas, relativamente ao desenvolvimento do processo de transição para a vida adulta (TVA) de alunos com NEE. Metodologia: É uma investigação de natureza quantitativa, transversal e descritiva. O instrumento de recolha de dados utilizado, agrega três secções: A secção A visa proceder a uma caracterização dos participantes; a secção B objetiva o conhecimento e a opinião dos professores, centrados nas suas práticas, relativamente ao processo de TVA; e a secção C procura identificar a perceção dos professores e as opções de mudança, no que concerne ao desenvolvimento do processo de transição dos alunos com NEE. A amostra é constituída por 48 professores. Resultados: A amostra é constituída principalmente por indivíduos do sexo feminino, a média de idades é de 41,52 anos, todos com licenciatura, existindo 25% com formação especializada no âmbito da educação especial. A TVA é percecionada como um processo contínuo ao longo do percurso escolar do aluno, principalmente destinada aos que têm Currículo Específico Individual (CEI), procurando assegurar, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e laborais . O Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT) são considerados os principais documentos norteadores. São destacadas como dificuldades de maior relevância, a oferta de emprego, a falta de empresas para receberem os alunos, parcos recursos humanos e parcerias insuficientes. Conclusão: As perceções apresentadas revelam um número significativo de barreiras no Agrupamento, ao desenvolvimento e à operacionalização dos processos de transição, colocam em causa o adequado desenvolvimento de saberes e experiências válidos que permitam, quando saem da escola, corresponder às exigências que lhes são colocadas pela sociedade.
- Medical paternalism or parental autonomy in decision making : a Portuguese study in premature newbornsPublication . Silva, Ernestina Maria Batoca; Osswald, WalterHealth care providers and parents may have distinctive roles in the decision-making process regarding the care and treatment of premature babies. In this paper, we explore the process of decision making among doctors, nurses, and parents in premature care units (neonatal intensive care unites, NICUs) located in the central region of Portugal. Forty-one semistructured interviews with doctors, nurses, and mothers were conducted and analyzed. There is evidence that the medical teams provide a considerable amount of information to parents of premature babies, although sometimes unfavorable prognostic data are omitted. Mothers showed a high degree of confidence in the skill and knowledge of the medical professionals and accepted the latter’s role in making decisions regarding the care and treatment of their premature babies. Only when invasive procedures or surgery were serious possibilities was something resembling written informed consent obtained. Ethics committees were seldom consulted. The results show that in the region surveyed, parents neither are invited nor appear to demand a role in making medical decisions that affect their babies. No conflicts between medical providers and parents were detected, suggesting that informed consent and the participation of parents in medical decisions regarding the care and treatment of their babies are not considered necessary or useful in this particular area by the respective parties, in contrast with the tenets of autonomy-based ethics.
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