Repository logo
 
Publication

Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais

dc.contributor.advisorPinto, Maribel
dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.authorMatos, Ana Beatriz Amaral
dc.date.accessioned2023-02-10T10:18:59Z
dc.date.available2023-02-10T10:18:59Z
dc.date.issued2023-01-11
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como objetivo identificar as potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais, em contextos de inclusão. Destarte, socorreram-se a autores de referências e a guiões de atividade aplicados em contexto de sala de aula, para a averiguar que competências são desenvolvidas através de atividade revestidas de intencionalidade pedagógicas e adaptadas ao perfil do aluno, utilizando o Scratch. Metodologicamente foi aplicada uma investigação qualitativa, de estudo de caso, onde os dados recolhidos surgiram da observação, das notas de campo e da análise dos projetos dos alunos e das inerentes reflexões. Os dados obtidos demonstram que os alunos trabalharam a comunicação verbal e escrita, a reflexão, a criatividade, a motivação, a construção do conhecimento e o pensamento computacional.pt_PT
dc.description.abstractThe present research project aims to identify the potential of Scratch in the development of skills of students with Special Needs, in contexts of inclusion. Using authors of references and activity guides applied in the classroom context, to find out what skills are developed through activities covered with pedagogical intentions and adapted to the student's profile, using Scratch. Methodologically, a qualitative research was applied, a case study, where the collected data emerged from the observation, from the field notes and from the analysis of students' projects and from the inherent reflections. The data obtained show that the students worked on verbal and written communication, reflection, creativity, motivation, construction of knowledge and computational thinkingpt_PT
dc.identifier.tid203220072pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7607
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectProgramaçãopt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectNecessidades de Saúdes Especiaispt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectProgrammingpt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectSpecial Needs.pt_PT
dc.titlePotencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
242-Trabalho de projeto-2132-1-11-20230207.pdf
Size:
10.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: