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Abstract(s)
O acentuado desenvolvimento da rede viária nacional registado nos últimos anos implicou
a construção de grande número de atravessamentos de linhas de água, sendo muitos deles
realizados através de passagens hidráulicas sob aterros.
As causas mais frequentes de roturas e deteriorações em vias de comunicação são de
natureza hidráulica, devido fundamentalmente à inadequada capacidade de vazão das
passagens hidráulicas. Esta lacuna decorre da deficiente determinação do caudal de
dimensionamento e do inadequado dimensionamento hidráulico da passagem, com
particular ênfase para a obra de dissipação de energia a jusante.
Nesta dissertação apresentam-se e analisam-se metodologias de dimensionamento
hidrológico e hidráulico de passagens inferiores rodoviárias para águas pluviais e de obras
de dissipação de energia a jusante.
Com base nas metodologias de dimensionamento hidrológico e hidráulico analisadas,
estabelecem-se os critérios de dimensionamento posteriormente utilizados num programa
de cálculo automático especialmente desenvolvido para o efeito (HIDROPAS). Este
programa, para além de possibilitar o dimensionamento hidrológico e hidráulico de
passagens hidráulicas, permite efectuar estimativas de custo por forma a comparar, de
modo expedito, diversas soluções alternativas.
Para testar o programa HIDROPAS e para análise de passagens hidráulicas já construídas
ou ainda só projectadas, efectuam-se aplicações a casos de estudo referentes a obras da
JAE e da BRISA, constituídos por passagens hidráulicas, sendo comparados as dimensões
obtidas e os custos estimados.
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Keywords
Passagem Hidráulica Caudal de Ponta de Cheia
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Publisher
Universidade de Coimbra