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O impacto do anúncio de dividendos e recompra de ações próprias na rentabilidade acionista das empresas do sector tecnológico americano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
datacite.subject.fosFinanças Empresariaispt_PT
dc.contributor.advisorPinto, António Pedro Soares
dc.contributor.advisorReis, Pedro Manuel Nogueira
dc.contributor.authorAguiar, Jéssica Adília Santos
dc.date.accessioned2024-05-09T14:43:54Z
dc.date.available2024-05-09T14:43:54Z
dc.date.issued2024-04-08
dc.description.abstractO estudo avalia o impacto dos anúncios de distribuição de dividendos e dos anúncios dos programas de recompra de ações no retorno diário das ações das empresas tecnológicas cotadas na bolsa NASDAQ, para o período compreendido entre 2018 e 2022. Adicionalmente, este estudo pretende aferir qual das tipologias de remuneração do acionista possui maior impacto na rentabilidade acionista. Uma das principais contribuições desta investigação decorre do facto de incorporar no seu estudo quatro anúncios de distribuição de dividendos ao longo do ano, permitindo avaliar qual deles tem maior influência sobre o retorno acionista. A procura de indicadores justificativos dos retornos dos mercados acionistas constitui um propósito crescente de investigação no âmbito da literatura financeira. Influenciados por fatores económicos, políticos, comportamentais e empresariais, são adotadas, por parte das empresas emitentes, um conjunto de políticas estratégicas nomeadamente ao nível da distribuição de dividendos e da aquisição de ações próprias que condicionam o desempenho acionista. O presente estudo também se justifica pela dificuldade em encontrar consenso após análise da extensa literatura internacional em torno desta temática. A investigação foi baseada na metodologia de “estudo de eventos”, amplamente aplicada por diferentes autores. Utilizaram-se 3 janelas de evento e uma janela de estimação de 72 observações, correspondendo ao intervalo [-80; -8] antes da janela de evento. Para analisar o comportamento do mercado selecionaram-se os dois índices de mercado (NASDAQ Composite e Dow Jones Industrial Average). Os resultados obtidos evidenciam que, os anúncios de recompra de ações têm um maior impacto nos retornos anormais de mercado. Adicionalmente, conclui-se que, os anúncios de recompra de ações são mais sensíveis em períodos de crise relativamente aos anúncios de distribuição de dividendos. Quanto à política de dividendos, constata-se que, o primeiro e o quarto anúncio de distribuição de dividendos do ano são aqueles que mais influenciam a rentabilidade das ações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The study evaluates the impact of dividend distribution announcements and share buyback program announcements on the daily return of shares of technology companies listed on the NASDAQ exchange, for the period between 2018 and 2022. Additionally, this study aims to evaluate which of the type’s remuneration have a greater impact on shareholder returns. One of the main contributions of this research comes from the fact that it incorporates four dividend distribution announcements throughout the year into its study, allowing us to evaluate which of them has the greatest influence on shareholder returns. The search for indicators that justify stock market returns constitutes a growing research purpose within the scope of financial literature. Influenced by economic, political, behavioral and business factors, companies adopt a set of strategic policies, particularly in terms of the distribution of dividends and the acquisition of own shares that condition the performance of shareholders. The present study is also justified by the difficulty in finding consensus after analyzing the extensive international literature on the topic. The investigation was based on the “event study” methodology, widely applied by several authors. Three event windows and an estimation window of 72 observations were used, corresponding to the interval [-80; -8] before the event window. To analyze market behavior we selected two market indices (NASDAQ Composite and Dow Jones Industrial Average). The results obtained show that share repurchase announcements have a greater impact on abnormal market returns. Additionally, it is concluded that share repurchase announcements are more sensitive in periods of crisis compared to dividend distribution announcements. As for dividend policy, it appears that the first and fourth dividend distribution announcements of the year are those that most influence share returns.pt_PT
dc.identifier.tid203599624pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8379
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnúncio de distribuição de dividendospt_PT
dc.subjectAnúncio de recompra de açõespt_PT
dc.subjectEficiência do mercadopt_PT
dc.subjectEmpresas tecnológicaspt_PT
dc.subjectEstudo de eventospt_PT
dc.subjectRetorno anormalpt_PT
dc.titleO impacto do anúncio de dividendos e recompra de ações próprias na rentabilidade acionista das empresas do sector tecnológico americanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameFinanças Empresariaispt_PT

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