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ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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  • Centro Interpretativo do Estado Novo: Um contributo para o turismo cultural
    Publication . Vale, Carlos Cossa do; Abrantes, José Luís Mendes Loureiro; Paiva, Odete Maria de Matos
    Antecedentes: Os centros interpretativos podem ser instrumentos do turismo cultural, no âmbito do qual os viajantes visitam atrações culturais ou regiões com identidades históricas ou culturais únicas, com o objetivo de contactarem com novas culturas e adquirirem novos conhecimentos. Apesar das polémicas que a envolveram, a construção do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN), no Vimeiro, Santa Comba Dão pretende promover esse tipo de turismo visando, assim, contribuir para a preservação da memória e do património, bem como impulsionar o desenvolvimento económico local. Objetivo: Conhecer a opinião da população sobre a criação do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) em Vimeiro, Santa Comba Dão. Método: Estudo transversal com 152 inquiridos avaliados através de um questionário de abordagem voluntária e mista (quantitativa e qualitativa). Sobre a caracterização da amostra trabalhada podem destacar-se as seguintes especificidades dominantes: 1) perfil maioritário do sexo feminino (58,55%); 2) com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos (58,55%); 3) solteiros (55,92%); 4) com o ensino secundário (28,29%); 5) em situação profissional ativa (71,71%); 6) residentes no meio urbano (53,29%). Resultados: Relativamente à importância da construção do CIEN, e ao grau de adesão à sua frequência no futuro, verifica-se que, nas três questões-chave do questionário se concluiu, numa escala de 1 a 7, o seguinte: 1) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções justificativas da importância da construção do CIEN – a moda é 7 na quase totalidade das alternativas da questão 12. 2) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções quanto à motivação para visitar um CIEN – a moda é 7 na grande maioria das alternativas da questão 13. 3) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções quanto às intenções de visitar um CIEN – a moda é 7 na grande maioria das alternativas da questão 14. Conclusão: O grau de adesão à construção do CIEN, é positivo. A população inquirida sobreleva o carácter pedagógico, a disseminação do conhecimento, a análise histórica, como mais-valias dessa iniciativa, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo cultural e, em consequência, do desenvolvimento local.
  • Consumer Motivations Towards Second-hand Clothing: a Case Study in Portugal
    Publication . Simões, Cláudia Pereira; Amaro, Suzanne Fonseca; Reis, Manuel António Lourenço dos
    This research aims to explore the current dynamics of second-hand clothing (SHC) consumption among Portuguese consumers, focusing on the motivations behind it, the barriers to its adoption, and other behavioural and attitudinal dimensions to gain a deeper understanding of consumer engagement in this market. A comprehensive literature review was conducted, examining key topics such as consumerism, sustainability, fast fashion, consumer motivations, and the circular economy. This review provided a solid theoretical foundation and underscored the importance of addressing second-hand clothing consumption as a sustainable alternative in the context of contemporary environmental and social challenges. To gather data, an online survey was conducted in Portugal during November 2024. A total of 230 respondents participated, and the survey categorized them as SHC consumers or non-consumers. The questionnaire aimed to capture motivational and attitudinal factors, as well as behavioural patterns, providing a multidimensional perspective on SHC consumption. Factor analysis revealed four motivational factors for SHC consumption: sustainable, economic, hedonic, and ethical motivations, with sustainable and economic motivations being the most significant. Gender differences were observed, with females scoring higher on sustainability and economic motivations. For non-consumers, three barrier factors were identified: contaminated interaction, social perception, and availability of local second-hand stores, with the latter being the most substantial. By identifying these motivations, barriers, and behavioral patterns, this study contributes to a better understanding of how to design effective communication strategies aimed at promoting sustainable consumption practices. Encouraging the reuse of clothing is not only a step toward fostering a circular economy but also a means to combat consumerism and ensure a more sustainable future for society as a whole.
  • O impacto da inteligência Artificial na esfera do Turismo
    Publication . Caldeira, Bruna Vanessa Teixeira; Antunes, Joaquim Gonçalves; Malva, Maria Madalena de Freitas
    Atualmente deparamo-nos com transformações de paradigmas que impulsionam constantes mudanças na nossa sociedade, no setor industrial e nas estratégias de marketing. Esta tecnologia tem um impacto significativo no comportamento dos consumidores alinhando as suas preferências e necessidades de uma maneira mais rápida. Na indústria no turismo, a implementação da IA representa tanto uma vantagem competitiva, como de igual forma conduz a uma redefinição das estratégias de marketing dentro das empresas, permitindo uma comunicação mais clara e eficiente junto dos consumidores. O principal objetivo desta dissertação foi desenvolver conhecimento empírico sobre as opiniões de profissionais e não profissionais do setor turístico relativamente à utilização da inteligência artificial, com um foco particular nos seus impactos positivos e negativos no setor turístico e no ambiente de trabalho das empresas. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa materializada num inquérito online, que constou com uma amostra de 162 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos para validar as conclusões de investigação. Os resultados revelaram que, apesar de alguns receios relacionados com a substituição de postos de trabalho, a maioria dos participantes reconheceu que a implementação desta tecnologia oferece benefícios para os setores económicos. Destaca-se no conjunto dos impactos positivos, a melhoria de personalização das ofertas turísticas e o aumento da eficiência nas campanhas de marketing. A inteligência artificial também é reconhecida como uma ferramenta para aprimorar a acessibilidade no planeamento territorial dos destinos turísticos, tornando-os os espaços mais acessíveis para responder de forma mais eficaz a necessidade de grupos específicos de visitantes, como pessoas com mobilidade reduzida ou turistas com necessidades especiais. Este estudo pretende enfatiza o impacto da inteligência artificial no setor turístico e no ambiente laboral, evidenciando os desafios e oportunidades da sua implementação. Além de aumentar a competitividade das empresas, a IA tem como objetivo criar experiencias mais personalizadas e eficientes aos consumidores.
  • From Likes to Lifts: The Shifting Landscape of Women in Fitness and the Impact of Social Media on Gym Participation
    Publication . Almeida, Ana Vitor Gomes; Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos
    In a world where social networks dominate the online presence and where influencer marketing has become crucial for brand positioning, curiosity to understand whether the influence of social networks may motivate behaviours related to the practice of physical exercise arises. An evolution of both the body image associated with women and women’s perception of strength-based sports have had an impact in women’s participation in gyms and health clubs. Media representation, social networks and fitness influencers can be considered guilty of this shift in women’s perception of their own bodies and can also be pointed as reason for a shift in the weight room scenario.A review of the existing literature made it possible to understand that there is a lack of studies which focus on the behavioural shift in people who consume fitness related content on social networks. Through this analysis, it was possible to observe that studies tend to focus on purchasing intentions and decisions and not on behavioural patterns resulting from the type of content. In order to find out whether this behavioural change exists, and whether social networks influence it, interviews were conducted with technical directors and managers of gyms in various councils in the Viseu district, and questionnaires were sent to female gym-goers. By analysing the data obtained, it was possible to conclude that the increase in female participation in gyms is the result of a combination of the influence of social networks and societal changes.
  • A Relevância das Variáveis de Fluxo de Caixa na Previsão da Vulnerabilidade Financeira das PME Industriais Portuguesas
    Publication . Moreira, Rafael David Silva; Rodrigues, Luís Fernandes
    Este trabalho aborda a previsão da vulnerabilidade financeira ex-ante à insolvência no contexto das PME industriais portuguesas. Inspirado no trabalho de Pindado, Rodrigues e Torre (2008), propomos um modelo de probabilidade de vulnerabilidade financeira que considera o efeito dos fluxos de caixa nas fases de vulnerabilidade mais precoces da insolvência. A estimação deste modelo probabilístico tem em conta distintos graus de vulnerabilidade financeira, e controla os efeitos de choques macroeconómicos exógenos através de variáveis dummy. A sua especificação foi confirmada utilizando a metodologia de dados em painel e todas as hipóteses de trabalho sobre os determinantes de vulnerabilidade financeira foram validadas, pois todas as variáveis explicativas, com destaque para a variável de fluxos de caixa, seguem o sinal esperado e são estatisticamente significativas. Os resultados obtidos para distintas condições de vulnerabilidade financeira remetem para potencial complementaridade da utilização de múltiplos indicadores de vulnerabilidade financeira na prevenção e intervenção atempada nas empresas diagnosticadas.
  • Análise económico-financeiro do setor do turismo no período 2018-2022. O caso das empresas portuguesas de alojamento e restauração, no Centro de Portugal
    Publication . Ferreira, Inês Vicente; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais Esteves
    O Turismo é considerado dos setores mais importantes para o país, sendo que nos últimos anos foi um dos principais responsáveis pelo crescimento económico de Portugal. No ano de 2020, com o aparecimento da pandemia Covid-19, o setor do Turismo, nomeadamente o alojamento e a restauração, foram das áreas mais afetadas. O objetivo principal desta dissertação, é analisar o impacto que a pandemia teve no setor do Turismo, nomeadamente nos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, a nível económico e financeiro. Na obtenção de informações das empresas recorreu-se à plataforma SABI e foi selecionada e estudada uma amostras com 1034 empresas. Esta foi dividida em dois grupos: um que continha uma média com capitais próprios positivos; e outro que continha uma média os capitais próprios negativos. Esta seleção foi realizada no IMB SPSS Statistics 26. Para a análise dos dados utilizou-se igualmente o SPSS, recorrendo ao teste de comparação de médias de amostras emparelhadas. Foi testada a relação da pandemia Covid-19 com os rácios de liquidez, de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de liquidez, de rendibilidade e de funcionamento para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, que apresentavam capitais próprios positivos. Para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, com capitais próprios negativos, verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se, ainda que o valor das vendas dos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurante, diminuiu com a pandemia Covid-19. Em suma, os resultados evidenciam que o aparecimento da pandemia Covid-19 influenciou negativamente os restaurantes e os estabelecimentos hoteleiros com restaurante, do Centro de Portugal. Foram afetados, principalmente nas empresas com capitais próprios positivos, a capacidade de cumprirem com as suas obrigações a curto prazo, contudo, estas empresas conseguiram fazer face às suas obrigações. Quanto às empresas com capitais próprios negativos, a pandemia Covid-19 afetou estas nas suas obrigações a médio e longo prazo e na capacidade em gerar lucros através dos ativos e das vendas.
  • O desafio do Marketing perante a perceção dos empreendedores hoteleiros e dos turistas pelos efeitos da Covid-19
    Publication . Venâncio, Catarina Pereira; Antunes, Joaquim Gonçalves
    Esta dissertação tem como objetivo conhecer o impacto que a pandemia “Covid-19” teve no turismo e pretende identificar as estratégias que o setor hoteleiro utilizou para superar o receio dos turistas, procurando perceber se existiram mudanças significativas no período pré e pós pandemia. Para a resolução dos objetivos desta investigação, foram realizadas entrevistas a responsáveis pela gestão dos hotéis sobre as estratégias utilizadas para ultrapassar a situação pandémica. Nesta entrevista, foi possível perceber que ninguém estava preparado para uma situação pandémica, as empresas, tais como toda a gente foram apanhadas de surpresa e sem saberem o que esperar tiveram que fechar durante um tempo para ajudarem a conseguir “travar” o vírus – Covid-19. Tiveram que ser utilizadas estratégias para minimizar os impactos económicos. Essas estratégias focaram-se na sustentabilidade, segurança, higiene e surgiu o selo “Clean & Safe” que representou uma mais valia para dar confiança aos clientes. Houve um aumento muito grande no desenvolvimento digital, as empresas que não estavam no online tiveram que se reinventar e criar o seu próprio site e redes sociais. De seguida procedeu-se à realização de um inquérito online que pretendeu identificar e conhecer os comportamentos dos consumidores turísticos durante e depois da pandemia – Covid-19. Nesse inquérito obtiveram-se 141 respostas. Procurou-se saber se o inquirido “Tem por hábito gozar férias?”, identificando-se que dos 141 inquiridos, 119 responderam “sim” representando a maioria, com 84,4% da amostra. Com os resultados deste estudo foi possível identificar também que com a questão “Realizou férias no período de Covid?” existiram mais pessoas que não realizaram férias neste período do que as que realizaram. No entanto as percentagens não se mostraram muito diferentes, com valores de 52,1% e 47,9% respetivamente. Com o estudo percebeu-se que o selo Clean & Safe teve um papel muito importante durante a pandemia, pois revelou segurança e confiança aos consumidores turísticos permitindo um menor receio na escolha dos hotéis. Na questão “quais os motivos de realizar férias?” realizou-se uma análise multivariada (análise fatorial). Encontraram-se dois fatores o primeiro designa-se por experiências turísticas, com valor próprio de 3,587 e uma variância total de 39,8 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,190 e uma variância total de 24,332%. Pode-se designar o primeiro fator como - Experiências turísticas e o fator 2 como – Socializar e relaxar. Também para a questão - “o que o motiva na escolha do hotel” foi realizada a análise multivariada. Neste estudo, encontraram-se dois fatores o primeiro pode designar-se por características do hotel, com valor próprio de 3,473 e uma variância total de 31,6 %, o Segundo fator com valor próprio de 2,606 e uma variância total de 23,7% pode-se designar como condições extra e segurança.
  • Frutos vermelhos: Perceção e valorização destes produtos por parte dos consumidores residentes em Portugal
    Publication . Silva, Otília Cristina Martins Gomes da; Antunes, Joaquim Gonçalves; Malva, Maria Madalena de Freitas
    “o mais importante da comunicação é ouvir o que não está sendo dito” Peter Drucker. Portugal, nas últimas décadas tem visto crescer a produção agrícola dos pequenos frutos. Atualmente, representa um forte potencial pela distinta qualidade dos produtos e pelo valor estratégico que assumiu. Qualquer organização necessita de marketing para se expandir, para criar necessidade no cliente, porém não é comum às entidades do sector agrícola a integração do marketing e não existe desenvolvimento de estratégias para o sector. Este trabalho tem como propósito analisar o perfil do consumidor de frutos vermelhos, as suas motivações, onde gosta de comprar por forma a colmatar essa lacuna. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática, onde se caracterizou o setor. Elaborou-se o questionário para obtenção de dados qualitativos.
  • Novos desafios do marketing para dinamizar a procura do Cinema Português
    Publication . Costa, Joana Alice Lopes Madeira; Antunes, Joaquim Gonçalves
    A elaboração desta dissertação visa analisar a relação entre o cinema e o mundo audiovisual através da satisfação e consequente fidelização dos clientes nesta área. Assim, o foco estará na desconstrução do problema evidente que o cinema nacional enfrenta, acentuado com a pandemia e as consequências associadas que isso trouxe. Se os números de adesão e de bilheteira já são baixos com os filmes norte-americanos, com o cinema português, os números são devastadores e apresentam consequências graves para quem trabalha e queira fazer do cinema português uma profissão. Desencoraja as pessoas de seguirem um sonho por não verem concretizados os seus esforços e a sua dedicação numa arte que está com dificuldades, que padece de soluções e investimento para inverter esta tendência do desinteresse do público. Havendo uma escassez de abordagem nesta área, serve este estudo para entender o motivo das pessoas não estarem tão conectadas com a sétima arte produzida em português e a sua consequente dificuldade na fidelização dos espetadores. A metodologia assentou num estudo quantitativo exploratório com uma amostra não probabilística, por conveniência, que consistiu na análise e interpretação dos resultados de um inquérito online que contou com a participação de 123 indivíduos. Estes dados foram analisados com recurso à análise de estatística descritiva e análise fatorial. As questões colocadas no inquérito são perguntas diretas, com respostas abertas e fechadas, relacionadas com a presença dos portugueses nas salas de cinema. Os resultados ajudam a evidenciar as lacunas e as carências apresentadas do cinema português. Os números obtidos nesta amostra são importantes para estudar hipotéticas soluções e formas onde o marketing pode interferir para uma notória e necessária evolução do setor cinematográfico. Para que as soluções apresentadas ajudem a quebrar a calamidade do cinema português, é necessário estudar as motivações da sociedade portuguesa, quais as suas preferências e de que forma pode uma obra portuguesa ajudar as pessoas a ganhar interesse pelo talento português nesta área, que é inegável.
  • O impacto do anúncio de dividendos e recompra de ações próprias na rentabilidade acionista das empresas do sector tecnológico americano
    Publication . Aguiar, Jéssica Adília Santos; Pinto, António Pedro Soares; Reis, Pedro Manuel Nogueira
    O estudo avalia o impacto dos anúncios de distribuição de dividendos e dos anúncios dos programas de recompra de ações no retorno diário das ações das empresas tecnológicas cotadas na bolsa NASDAQ, para o período compreendido entre 2018 e 2022. Adicionalmente, este estudo pretende aferir qual das tipologias de remuneração do acionista possui maior impacto na rentabilidade acionista. Uma das principais contribuições desta investigação decorre do facto de incorporar no seu estudo quatro anúncios de distribuição de dividendos ao longo do ano, permitindo avaliar qual deles tem maior influência sobre o retorno acionista. A procura de indicadores justificativos dos retornos dos mercados acionistas constitui um propósito crescente de investigação no âmbito da literatura financeira. Influenciados por fatores económicos, políticos, comportamentais e empresariais, são adotadas, por parte das empresas emitentes, um conjunto de políticas estratégicas nomeadamente ao nível da distribuição de dividendos e da aquisição de ações próprias que condicionam o desempenho acionista. O presente estudo também se justifica pela dificuldade em encontrar consenso após análise da extensa literatura internacional em torno desta temática. A investigação foi baseada na metodologia de “estudo de eventos”, amplamente aplicada por diferentes autores. Utilizaram-se 3 janelas de evento e uma janela de estimação de 72 observações, correspondendo ao intervalo [-80; -8] antes da janela de evento. Para analisar o comportamento do mercado selecionaram-se os dois índices de mercado (NASDAQ Composite e Dow Jones Industrial Average). Os resultados obtidos evidenciam que, os anúncios de recompra de ações têm um maior impacto nos retornos anormais de mercado. Adicionalmente, conclui-se que, os anúncios de recompra de ações são mais sensíveis em períodos de crise relativamente aos anúncios de distribuição de dividendos. Quanto à política de dividendos, constata-se que, o primeiro e o quarto anúncio de distribuição de dividendos do ano são aqueles que mais influenciam a rentabilidade das ações.