Repository logo
 
Publication

O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.advisorBalula, João Paulo Rodrigues
dc.contributor.authorAlmeida, Elizabete Costa de
dc.date.accessioned2016-03-15T15:10:45Z
dc.date.available2016-03-15T15:10:45Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This work is part of the completion of the final report of Master in Pre-School Education (EPE) and education of the 1st cycle of basic education (1st CEB) and has as its theme "The contribution of the relationship between the family and kindergarten in the development of emergent literacy" This final report is a reflection of the journey effected in the said Master context. This report is structured in two parts, the first of which begins with a reflection on the practice Practice context Supervised Teaching (PES) for the six months of PES PES II and III. In the second part, the research work is presented. In order to realize the contribution of family and kindergarten in the development of emergent literacy one character quantitative research was carried out using a questionnaire directed to educators and parents / guardians of a group of Viseu of city schools. The analysis of the data collected revealed childhood educators and parents / guardians say promote activities leading to the linkage between the two contexts: family and kindergarten. The results showed that there is coordination between the family and the kindergarten teachers of a school group of Viseu, contributing to the development of emergent literacy. So the family and kindergarten, privileged and enriching contexts of literacy, can contribute decisively to the development of emergent literacy in children.pt_PT
dc.identifier.tid201083043pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3115
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectliteracia emergentept_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectformação de leitorespt_PT
dc.subjectpráticas de literacia familiarpt_PT
dc.subjectemergent literacypt_PT
dc.subjectfamily literacy practicespt_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subjecttraining of playerspt_PT
dc.titleO contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TRABALHO FINAL- Elizabete Costa de Almeida.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: