Publication
Smartcity lab for kids e o pensamento computacional criativo
dc.contributor.author | Gomes, Cristina Azevedo | |
dc.contributor.author | Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos | |
dc.contributor.author | Ribeiro, António Augusto Gaspar | |
dc.contributor.author | Rego, Belmiro | |
dc.contributor.author | Pacheco Figueiredo, Maria | |
dc.contributor.author | Miranda-Pinto, S. M | |
dc.contributor.author | Morais, Nídia Salomé | |
dc.contributor.author | Rito, P. N. | |
dc.contributor.author | Sousa, Bárbara | |
dc.contributor.author | Loureiro, Manuela | |
dc.contributor.author | Rocha, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T09:16:04Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T09:16:04Z | |
dc.date.issued | 2019-07 | |
dc.description.abstract | A criação sempre foi uma atividade humana permanente. Criar com criatividade tornou-se uma tarefa fundamental numa altura em que existem tantas ideias, tanto desenvolvimento, tanta tecnologia e acentuada evolução ao nível da inteligência artificial. Desenvolver o pensamento computacional nos primeiros anos de escolaridade tem surgido como uma atividade emergente, uma vez que é reconhecidamente uma forma de potenciar aprendizagens integradas, contextualizadas e ativas, baseadas na resolução de problemas e em projetos transdisciplinares. O pensamento computacional nos primeiros anos pode ser desenvolvido como base em três grandes ideias: o construcionismo, onde são valorizadas as aprendizagens das crianças, a partir do desenvolvimento de produtos pelas próprias crianças; a computação criativa através da qual se desenvolvem relações entre as vivências das crianças e a computação, com base na sua criatividade, na sua imaginação e nos seus interesses; a ideia de Project Based Learning, que contextualiza a aprendizagem das crianças na resolução de problemas reais e significativos onde as crianças são convidadas a definir os problemas e a projetar, experimentar e comunicar diferentes raciocínios e soluções. Os contextos assumem um papel preponderante na promoção de aprendizagens significativas realçando-se aqueles que potenciam o diálogo entre a escola e a comunidade e que, dessa forma, contrariam a ideia de que a tecnologia fecha os alunos no espaço das salas de aulas. Aprender a programar e programar para aprender é o desafio lançado a algumas turmas do 1.º CEB dos 5 agrupamentos de escolas de Viseu, tendo como base o tema criativo de smartcity enquanto mobilizador de abordagens transdisciplinares com tecnologia. Neste projeto, os alunos são desafiados a pensar Viseu como uma smartcity e a desenvolver ideias e soluções representadas a partir da programação e da robótica. Pretende-se explorar processos de aprendizagem criativa, contextualizada e significativa, dando à cidade uma visão criativa sobre o seu desenvolvimento. Nesta comunicação é apresentado o projeto “smartcity lab for kids”, que resulta de uma parceria entre a ESEV e o município de Viseu, e são discutidas algumas das abordagens e estratégias desenvolvidas com crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º CEB. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-23- | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7184 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.subject | Criatividade;; | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_PT |
dc.subject | Smartcity | pt_PT |
dc.title | Smartcity lab for kids e o pensamento computacional criativo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Azevedo Gomes | |
person.familyName | dos Santos Vasconcelos Gomes | |
person.familyName | Gaspar Ribeiro | |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.familyName | Santos Miranda Pinto | |
person.familyName | Nina de Morais | |
person.familyName | Rito | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Helena Margarida | |
person.givenName | António Augusto | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Maribel | |
person.givenName | Nídia Salomé | |
person.givenName | Pedro Neves | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=41SipewAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | DB16-B6F8-52F6 | |
person.identifier.ciencia-id | 1615-CFD4-B746 | |
person.identifier.ciencia-id | 1C11-801E-A8FE | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
person.identifier.ciencia-id | 661D-AAF8-B26D | |
person.identifier.ciencia-id | 6210-28D3-3D78 | |
person.identifier.ciencia-id | 4B13-D4B9-9A5C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1494-2459 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7517-891X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0813-1497 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5680-4778 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4507-0323 | |
person.identifier.rid | Q-2500-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57205359063 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e | |
relation.isAuthorOfPublication | c18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0 | |
relation.isAuthorOfPublication | b4b78fc6-fe53-4285-8e96-2b8e80e7cbd3 | |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | add657da-36b2-4834-9879-4aaa856ce5a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 09ca8b2b-85fe-4924-9aec-c0025def281e | |
relation.isAuthorOfPublication | 935f350f-18fa-4046-a14f-54c1ef0150fd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- LIVRO FE RESUMOS.pdf
- Size:
- 851.48 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format