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Redes de investigação interinstitucionais e o processo ensino aprendizagem: como avaliar e monitorizar - A realidade do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author | Guiné, Raquel | |
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Abrantes, José Luís | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T15:37:22Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T15:37:22Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) tem 5 escolas, 400 professores e aproximadamente 5200 estudantes. O IPV oferece formação desde o ISCED 4 ao 7, na formação de professores, multimédia e comunicação, estudos culturais, desportos, engenharias, gestão, marketing, turismo, ciências da saúde, ciências agrárias, veterinárias e alimentares, apoiando as suas atividades em inúmeras parcerias e projetos. Inclui uma unidade de investigação, CI&DETS, que tem dois centros de investigação autónomos (CI&DEI – ciências sociais e CISeD – serviços digitais) e dois polos de investigação (UICISA – ciências da saúde e CERNAS – ciências naturais). A investigação é orientada para a cooperação com a comunidade envolvente, contribuindo para a implementação de soluções nas organizações. O IPV realiza atividades de cooperação a nível nacional e internacional com cerca de 100 instituições. Ai desenvolve projetos bilaterais e multilaterais, tendo também centenas de vínculos em diversas redes internacionais. As suas atividades de investigação são orientadas para o serviço à comunidade e constituem pilares do processo de ensino aprendizagem, com uma participação ativa dos estudantes, através da realização de estágios, projetos e dissertações em colaboração com empresas e organizações, mas também através do envolvimento em projetos de investigação, podendo ser enquadrados em Unidades Curriculares. A monitorização das atividades de investigação faz-se no âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade, atualmente em processo de acreditação pela A3E’S (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, em Portugal). Em resultado das avaliações periódicas são analisados indicadores no âmbito do ensino, transferência de conhecimento, divulgação científica e prestação de serviços à comunidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Guiné, R., Ferreira, M., Cardoso, A.P., & Abrantes, L. (2019, maio). Redes de investigação interinstitucionais e o processo ensino aprendizagem: como avaliar e monitorizar - A realidade do Instituto Politécnico de Viseu. In Maria Paz Bérmudez Sanchez (edit.), Livro de Atas do XVI FECIES, Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y de la Investigación (p. 237). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-12235-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5560 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.aepc.es | pt_PT |
dc.subject | Indicadores | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Santiago de Compostela, Espanha | pt_PT |
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oaire.citation.title | XVI Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Educación Superior Y De La Investigación (FECIES) | pt_PT |
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