Repository logo
 
Publication

"Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorAraújo, Tânia Solange
dc.contributor.authorMarques, Maria Helena
dc.date.accessioned2016-11-30T10:40:57Z
dc.date.available2016-11-30T10:40:57Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO bem-estar emocional na educação pré-escolar é um processo central, mas também uma componente de qualidade e um propósito educativo (Bertram & Pascal, 2009; Laevers, 2005; Mashford-Scott, Church, & Tayler, 2012). Reconhece-se que um forte sentimento de bem-estar permite que as crianças interajam com confiança no ambiente e aproveitem as oportunidades educativas - aspeto encapsulado no conceito de implicação (Laevers, 1997, 2000, 2005). Os conceitos de bem-estar e implicação são relevantes para a investigação, mas também para uma prática preocupada com a perspetiva da criança, expressa de diferentes formas e através de diferentes linguagens. O relaxamento para crianças é perspetivado como promovendo bem-estar, diminuindo ansiedade e stress (Guillaud, 2004; Silva, 1998) e criando atividades indutoras de sensibilidade e interação (Humblet & Guzman, 2013). A promoção de auto-conhecimento e de cognição social são pontos de contacto entre as sessões de relaxamento e a Educação Experiencial. A comunicação pretende apresentar dados de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. A rotina do contexto de estágio incluía um momento de relaxamento, de 20 minutos após o almoço, organizado pela orientadora cooperante há vários anos. As 20 crianças do grupo participaram em diferentes tipos de sessões de relaxamento, tendo sido registados níveis de implicação e de bem-estar usando as escalas de observação desenvolvidas para o contexto português por Portugal e Laevers (2010). As diferentes sessões de relaxamento foram: ioga, meditação guiada com música e massagens. A comparação entre sessões baseou-se nas médias de implicação e bem-estar por sessão e nos indicadores mais referidos pelos observadores. Foram, ainda, realizadas entrevistas individuais às crianças e à cooperante sobre as sessões, analisadas através de uma análise de conteúdo temática. Procurou-se, assim, responder à necessidade de conhecer a forma como as crianças experienciam o bem-estar emocional (Mashford-Scott et al., 2012). Todas as sessões revelaram qualidade nos resultados das duas escalas embora os diferentes formatos tenham resultado em ênfases distintas nos indicadores (persistência e precisão no ioga, vitalidade e relaxamento nas massagens, alegria e ligação com o próprio na música). As crianças identificam o relaxamento como parte do seu dia, revelam preferências específicas e individuais por partes das sessões, embora descrevam mais o que fazem do que o sentem.pt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, M. P., Araújo, T., & Marques. H. (2016, julho). "Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar. Comunicação apresentada no III Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, Porto, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3488
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectrelaxamentopt_PT
dc.subjectimplicaçãopt_PT
dc.subjectiogapt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.title"Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleIII Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criançapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
submissaofigueiredo_araujo_marques.pdf
Size:
40.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: