Publication
"Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Araújo, Tânia Solange | |
dc.contributor.author | Marques, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2016-11-30T10:40:57Z | |
dc.date.available | 2016-11-30T10:40:57Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O bem-estar emocional na educação pré-escolar é um processo central, mas também uma componente de qualidade e um propósito educativo (Bertram & Pascal, 2009; Laevers, 2005; Mashford-Scott, Church, & Tayler, 2012). Reconhece-se que um forte sentimento de bem-estar permite que as crianças interajam com confiança no ambiente e aproveitem as oportunidades educativas - aspeto encapsulado no conceito de implicação (Laevers, 1997, 2000, 2005). Os conceitos de bem-estar e implicação são relevantes para a investigação, mas também para uma prática preocupada com a perspetiva da criança, expressa de diferentes formas e através de diferentes linguagens. O relaxamento para crianças é perspetivado como promovendo bem-estar, diminuindo ansiedade e stress (Guillaud, 2004; Silva, 1998) e criando atividades indutoras de sensibilidade e interação (Humblet & Guzman, 2013). A promoção de auto-conhecimento e de cognição social são pontos de contacto entre as sessões de relaxamento e a Educação Experiencial. A comunicação pretende apresentar dados de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. A rotina do contexto de estágio incluía um momento de relaxamento, de 20 minutos após o almoço, organizado pela orientadora cooperante há vários anos. As 20 crianças do grupo participaram em diferentes tipos de sessões de relaxamento, tendo sido registados níveis de implicação e de bem-estar usando as escalas de observação desenvolvidas para o contexto português por Portugal e Laevers (2010). As diferentes sessões de relaxamento foram: ioga, meditação guiada com música e massagens. A comparação entre sessões baseou-se nas médias de implicação e bem-estar por sessão e nos indicadores mais referidos pelos observadores. Foram, ainda, realizadas entrevistas individuais às crianças e à cooperante sobre as sessões, analisadas através de uma análise de conteúdo temática. Procurou-se, assim, responder à necessidade de conhecer a forma como as crianças experienciam o bem-estar emocional (Mashford-Scott et al., 2012). Todas as sessões revelaram qualidade nos resultados das duas escalas embora os diferentes formatos tenham resultado em ênfases distintas nos indicadores (persistência e precisão no ioga, vitalidade e relaxamento nas massagens, alegria e ligação com o próprio na música). As crianças identificam o relaxamento como parte do seu dia, revelam preferências específicas e individuais por partes das sessões, embora descrevam mais o que fazem do que o sentem. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Figueiredo, M. P., Araújo, T., & Marques. H. (2016, julho). "Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar. Comunicação apresentada no III Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, Porto, Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3488 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | bem-estar emocional | pt_PT |
dc.subject | relaxamento | pt_PT |
dc.subject | implicação | pt_PT |
dc.subject | ioga | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | "Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.title | III Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- submissaofigueiredo_araujo_marques.pdf
- Size:
- 40.88 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: