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Abstract(s)
A função de Marketing & Comunicação (M&C) é uma realidade cada vez mais
institucionalizada nos serviços de saúde, a qual, sendo uma inovação na gestão das
Instituições, não questiona quem gere, mas faz questionar quem é gerido, atendendo ao
seu enquadramento e forma de intervenção.
Sendo certa a função definida no sentido de apoiar a alteração de
comportamentos (utentes e profissionais), esta nem sempre é exercida da forma mais
conveniente ou adequada, por força das próprias pessoas inerentes à função, cuja
escolha ou afectação, nem sempre reúne as qualificações desejadas, assumindo ainda
assim poderes que lhe são delegados, os quais superam e ultrapassam competências,
interferindo na organização de outros grupos profissionais, criando mal-estar a nível
interno das instituições de saúde.
Neste sentido, e atendendo à inovação desta função nas instituições, parece
ainda não estar compreendida a função por parte de alguns responsáveis da área, as
funções e o interesse da sua existência.
Pretende-se pois com este ensaio fazer uma análise e enquadramento da
realidade actual, relativamente à política de saúde e sua evolução, procurando enquadrar
a função M&C, face às inovações implementadas em termos de políticas de saúde
noutros países, procurando a sua divulgação e integração, bem como em relação aos
constrangimentos e problemas vividos no nosso contexto actual
Description
Keywords
Marketing Comunicação Inovação conceptual Gestão de serviços de saúde
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu