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Práticas em contexto, necessidades educativas especiais e estratégias para a inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorFerro, Patrícia Alexandra Abreu
dc.date.accessioned2017-01-23T11:52:03Z
dc.date.available2017-01-23T11:52:03Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), intitulado “Práticas em contexto, Necessidades Educativas Especiais e estratégias para a inclusão”, pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas de ensino supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação no domínio das Necessidades Educativas Especiais (NEE), no quadro do referencial inclusivo. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se reporta às práticas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, PES II e III, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, respetivamente. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Este tem como objetivos: i) perceber as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento da família no processo educativo da criança com NEE; ii) conhecer perceções dos pais e professores das crianças com NEE sobre as suas práticas educativas e a forma como respondem às necessidades das crianças e iii) identificar quais as estratégias pedagógicas mais eficazes na educação da criança com NEE, perspetivando a articulação entre professores e pais. Quanto à metodologia trata-se de um estudo de cariz qualitativo, exploratório e de carácter descritivo; com recurso a entrevistas semiestruturadas a doze participantes (cinco pais e sete professores/educadores). Após o estudo realizado verifica-se que há a necessidade de formação para pais e professores/educadores, no domínio das Necessidades Educativas Especiais/ Educação Especial, particularmente sobre as estratégias e práticas de intervenção educativa. Destaca-se a importância de um trabalho colaborativo entre professores/educadores e pais, com um contacto frequente e informal nesta relação; na promoção da inclusão destas crianças. Verifica-se também que a área de maior dificuldade é a autonomia, sendo igualmente a de maior promoção; as aprendizagens escolares constituíram o domínio de maior articulação. Quanto às estratégias mais utilizadas, destacamos as referências à necessidade de diferenciação e flexibilização de estratégias, bem como o recurso ao diálogo, articulação entre pais e professores/educadores e treino de competências.pt_PT
dc.identifier.tid201557134pt_PT
dc.identifier.tid201557134
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4081
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPráticas Inclusivaspt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectNEE Permanentept_PT
dc.subjectEnvolvimento/ Participação Parentalpt_PT
dc.titlePráticas em contexto, necessidades educativas especiais e estratégias para a inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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