Publication
Práticas em contexto, necessidades educativas especiais e estratégias para a inclusão
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.author | Ferro, Patrícia Alexandra Abreu | |
dc.date.accessioned | 2017-01-23T11:52:03Z | |
dc.date.available | 2017-01-23T11:52:03Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), intitulado “Práticas em contexto, Necessidades Educativas Especiais e estratégias para a inclusão”, pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas de ensino supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação no domínio das Necessidades Educativas Especiais (NEE), no quadro do referencial inclusivo. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se reporta às práticas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, PES II e III, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, respetivamente. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Este tem como objetivos: i) perceber as perspetivas de pais e professores sobre o envolvimento da família no processo educativo da criança com NEE; ii) conhecer perceções dos pais e professores das crianças com NEE sobre as suas práticas educativas e a forma como respondem às necessidades das crianças e iii) identificar quais as estratégias pedagógicas mais eficazes na educação da criança com NEE, perspetivando a articulação entre professores e pais. Quanto à metodologia trata-se de um estudo de cariz qualitativo, exploratório e de carácter descritivo; com recurso a entrevistas semiestruturadas a doze participantes (cinco pais e sete professores/educadores). Após o estudo realizado verifica-se que há a necessidade de formação para pais e professores/educadores, no domínio das Necessidades Educativas Especiais/ Educação Especial, particularmente sobre as estratégias e práticas de intervenção educativa. Destaca-se a importância de um trabalho colaborativo entre professores/educadores e pais, com um contacto frequente e informal nesta relação; na promoção da inclusão destas crianças. Verifica-se também que a área de maior dificuldade é a autonomia, sendo igualmente a de maior promoção; as aprendizagens escolares constituíram o domínio de maior articulação. Quanto às estratégias mais utilizadas, destacamos as referências à necessidade de diferenciação e flexibilização de estratégias, bem como o recurso ao diálogo, articulação entre pais e professores/educadores e treino de competências. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201557134 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201557134 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4081 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Práticas Inclusivas | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais (NEE) | pt_PT |
dc.subject | NEE Permanente | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento/ Participação Parental | pt_PT |
dc.title | Práticas em contexto, necessidades educativas especiais e estratégias para a inclusão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- projeto de investigação - ultima versão 26julho.pdf
- Size:
- 2.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: