Repository logo
 
Publication

O comércio tradicional como fator de atração turística. O caso do eixo urbano do Douro

dc.contributor.authorFragata, Anabela
dc.contributor.authorTeixeira, Helena
dc.contributor.authorAntunes, Joaquim
dc.contributor.authorTrindade, Cátia
dc.date.accessioned2018-06-20T10:54:27Z
dc.date.available2018-06-20T10:54:27Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractO comércio tradicional desempenha um papel fundamental e estruturante na vida das cidades, com especial destaque para as cidades intermédias do interior. Estas atividades económicas são dinamizadoras dos centros urbanos, sendo fundamentais para sustentar o desempenho da atividade turística. Este trabalho tem como objetivo principal perceber a gestão das dinâmicas na área do comércio tradicional, no que se refere a fatores de sustentabilidade das empresas que estão no ativo há, pelo menos, 15 anos, na região do Eixo Urbano do Douro. Um novo instrumento de pesquisa foi construído, com base na literatura e em entrevista com profissionais do Observatório Económico e Social da Associação de Municípios Douro Alliance. A metodologia utilizada teve por base a inventariação do total de empresas ligadas ao comércio tradicional, seguida da aplicação do questionário a uma amostra de 173 empresas. Os resultados permitiram constatar que estas empresas se encontram num nível atrasado de utilização de novas tecnologias, não valorizam os créditos bancários, utilizando fundos próprios para o seu desenvolvimento, preocupam-se com os prazos de pagamento dos clientes, apresentam baixo nível de outsourcing e de participação em associações comerciais ou empresariais e procuram adaptar os produtos/serviços às alterações da procura de residentes e turistas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1646-8848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4980
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico da Guardapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.egitaniasciencia.ipg.pt/edicoes.aspxpt_PT
dc.subjectComércio tradicionalpt_PT
dc.subjectCompetitividade no turismopt_PT
dc.subjectRecursos competitivospt_PT
dc.subjectEixo Urbano do Douropt_PT
dc.titleO comércio tradicional como fator de atração turística. O caso do eixo urbano do Douropt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapt_PT
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.issue2017 ISITH Special Editionpt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleRevista EGITANIA SCIENCIApt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
150-3063-2-PB.pdf
Size:
368.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: