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The importance of using social networks and relationship marketing in hotel management: A study with tourists in the Autonomous Region of Madeira

dc.contributor.authorAntunes, Joaquim
dc.contributor.authorSantos, Magda
dc.contributor.authorMorais, Nídia Salomé
dc.date.accessioned2024-09-13T09:18:57Z
dc.date.available2024-09-13T09:18:57Z
dc.date.issued2022
dc.date.updated2024-03-12T16:13:32Z
dc.description.abstractNeste artigo expõem-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de um estudo sobre a gestão hoteleira, realizado na Região Autónoma da Madeira. Este estudo procurou perceber a importância das técnicas de marketing relacional e a identificação dos fatores mais importantes para os hóspedes no relacionamento com o hotel. A investigação adquiriu um carácter descritivo, o que permitiu perceber o que os turistas pretendem e como atuam nas suas decisões. Através de uma metodologia mista que passou pela realização de três entrevistas a responsáveis de hotéis e de 188 questionários aos turistas foi possível verificar que o Facebook é a rede social mais utilizada para o planeamento de uma viagem, tal como é a eleita pelos hotéis para possuírem um perfil. Durante a análise foi possível, também, constatar que os consumidores consideram importante que os hotéis tenham em conta os pacotes de desconto para futuras estadias, os agrados no check-in e durante a estadia, a personalização dos serviços, o tratamento personalizado, como ser reconhecido pelo seu próprio nome, sendo importantes para o melhoramento e manutenção da relação. O estudo realizado permitiu também concluir que nem todos os hotéis utilizam ainda de forma mais eficaz as ferramentas de marketing digital.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we present and discuss some of the results obtained in the context of a study on hotel management, carried out in the Autonomous Region of Madeira. This study sought to understand the importance of relational marketing techniques and the identification of the most important factors for guests in their relationship with the hotel. The research took on a descriptive character, which allowed us to understand what tourists want and how they act in their decisions. Through a mixed methodology that included three interviews with hotel managers and 188 tourist surveys, it was found that Facebook is the most used social network for travel planning, as many hotels choose it as a communication tool. During the analysis it was also found that consumers consider it important that hotels take into account the discount packages for future stays, the check-in and stay experience, personalization of services and personalized treatment as decisive factors for the improvement and maintenance of the relationship. It has also been found that not all hotels use digital marketing tools in an effective and efficient manner.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3091043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8549
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectmarketing relacionalpt_PT
dc.subjectredes sociais e hotelariapt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectrelationship marketingpt_PT
dc.subjectsocial networks and hospitalitypt_PT
dc.titleThe importance of using social networks and relationship marketing in hotel management: A study with tourists in the Autonomous Region of Madeirapt_PT
dc.title.alternativeA importância da utilização das redes sociais e do marketing relacional na gestão hoteleira: Um estudo com turistas na Região Autónoma da Madeirapt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1146pt_PT
oaire.citation.startPage1129pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of the INVTUR 2021 International Conference “Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice”pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameNina de Morais
person.givenNameJoaquim
person.givenNameNídia Salomé
person.identifier.ciencia-id5111-768D-4E43
person.identifier.ciencia-id6210-28D3-3D78
person.identifier.orcid0000-0003-4782-9548
person.identifier.orcid0000-0001-5680-4778
rcaap.cv.cienciaid6210-28D3-3D78 | Nídia Salomé Nina de Morais
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication30c470ca-bc66-455c-a5bf-859ca408fa42
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