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Solução Tecnológica de Suporte a Iniciativa de Gamificação Empresarial

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Abstract(s)

As empresas, desde há muito tempo, têm desenvolvido um sistema de cooperação para os colaboradores, mas nem sempre o sistema tem funcionado. Em muitos casos, os colaboradores não conhecem o ambiente e as pessoas que os rodeiam. Esta situação pode levar a um insucesso na vida da pessoa, ou ao mau ambiente dentro da empresa. É necessário haver mais incentivos para os colaboradores se sentirem confortáveis e motivados para realizar o trabalho, e também se manterem em compromisso com eles e com o ambiente que os rodeia. Para isso, as empresas apostam cada vez mais em Gamification para o seu sucesso, como por exemplo, desafios, pontos ou recompensas. O uso de pontuações, regras, desafios e prémios são dos atributos mais utilizados para transformar e desenvolver novos comportamentos entre elementos de uma equipa de trabalho. É necessário definir os objetivos e determinar o público-alvo, antes de desenvolver uma plataforma de incentivo aos utilizadores, uma solução desafiadora para manter as pessoas focadas nos objetivos do “jogo”. Nesta dissertação apresentam-se os conceitos de Gamification para que o leitor possa compreender a conceção e desenvolvimento da aplicação que pretende, no setor empresarial, estimular algumas das características inerentes ao ser humano, como motivação, compromisso, cooperação e competição. Para chegar à solução, foi necessário realizar a identificação de objetos para o seu desenvolvimento, como os elementos de jogos e as regras, necessárias para levar os seus utilizadores a melhorarem a motivação e o compromisso com as suas tarefas, através de participação em eventos, partilha de ideias, realização de desafios e conquista de medalhas. Com a aplicação desenvolvida, é esperado que os colaboradores possam manter-se motivados e sempre em compromisso com o trabalho, acrescentando ainda a competição entre elementos da aplicação e à conquista de mérito, com medalhas, pontos e leaderboard, mantendo sempre o colaborador num nível acima da competição, e que possam mais ainda aumentar o seu sucesso no setor empresarial, com partilha de ideias e participação em eventos. II Alguns testes realizados, ainda que bastante simples e com universo muito reduzido, dada a exiguidade do tempo de estágio e disponibilidade de possíveis colaboradores da empresa, permitiram perceber que os utilizadores compreenderam os conceitos da Gamification aplicados na aplicação, motivaram-se pela sua utilização e fizeram dela uma apreciação positiva, sugerindo, ao mesmo tempo, melhorias a ser introduzidas numa fase futura.
ABSTRACT: Companies, since a long time, developed a collaborative system for employees, but system not always worked. In many cases, employees do not know the environment and the people around them. This situation can lead to a failure in the company person's life, or in the bad environment inside the company. Companies need more incentives for employees to feel comfortable and motivated to get the job done, as well as maintaining a commitment to them and the surrounding environment. For this, companies are increasingly betting on Gamification for their success. The use of scores, rules, challenges and awards are among the most commonly used attributes to transform and develop new behaviors among team members. It is necessary to define goals and determine the target audience before developing a user incentive platform, a challenging solution to keep people focused on the goals of the “game”. This dissertation presents Gamification concepts, so that the reader can understand the conception and development of the application that intends, in the business sector, to stimulate some of the characteristics inherent to the human being, such as motivation, commitment, cooperation and competition, something possible, applying these concepts. To find the solution, it was necessary to identify the object survey for its development, as the game elements and rules needed to drive their users to improve motivation and commitment to their tasks, by participating in events, sharing ideas, taking challenges and winning medals. With this application, it is expected that employees can remain motivated and always committed to the work, also adding competition between elements of the application and the achievement of merit, with medals, points and leaderboard, always keeping the employee at a higher level of the competition, and also being able to grow his success in business area, with shared ideas and participation in events. Some tests performed, albeit quite simple and with a small universe, because of the investigation internship time and lower availability of employees of the company, allowed us to understand that users experienced the concepts of gamification applied in the application, motivated by its use and made it a positive appreciation, while suggesting improvements to be introduced at a future stage.

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Gamification Motivação Compromisso Plataforma Desenvolvimento Web Oustsystems Low-Code Scrum Setor empresarial Jogos

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